Qual a diferença entre pronome relativo é conjunção integrante?

Índice

Qual a diferença entre pronome relativo é conjunção integrante?

Qual a diferença entre pronome relativo é conjunção integrante?

O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva. ... O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

Como saber se é conjunção integrante?

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.

O que que é conjunção integrante?

Conjunções Integrantes São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração.

O que são as conjunções integrantes?

Conjunções integrantes: apresentam uma oração que figura como sujeito, objeto direto ou indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de uma outra oração.

Qual a função do pronome da conjunção?

Professora de Português. Conforme a função que desempenha na oração, QUE pode ser classificado como um pronome relativo ou como uma conjunção integrante. Saber diferenciar o pronome da conjunção é essencial para a realização de uma correta análise sintática e morfológica da oração.

Quais são os pronomes relativos?

Exemplos de que como pronome relativo. A professora que queríamos contratar recusou a oferta. Os meninos que foram encontrados na mata estavam perdidos. Já acabei de ler o livro que você me emprestou. Está aqui o dinheiro que foi arrecadado na campanha. Substituição de que por o qual, a qual, os quais ou as quais: A opinião com que ...

Como estabelecer a diferença entre pronome relativo e substantivo?

Vejamos como estabelecer a diferença entre essas duas classes: O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

Como ocorre a conjunção integrante?

Com a conjunção integrante não ocorre essa relação entre o verbo posterior e o substantivo anterior, e sim ela inicia uma oração que exerce uma dentre seis funções sintáticas concernentemente à oração principal: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou aposto. Observemos as seguintes frases:

Postagens relacionadas: