Quais os sintomas de linfonodos?
Índice
- Quais os sintomas de linfonodos?
- Quando devo alertar o paciente com o aumento de volume nesse linfonodo?
- Como tratar os linfonodos?
- Qual a função do linfonodo?
- Por que os linfonodos são mais fáceis de sentir?
- Quais são os linfonodos aumentados no pescoço?
- Quais são os linfonodos que causam infecções?
Quais os sintomas de linfonodos?
Os linfonodos podem estar inchados em apenas uma região do corpo ou em duas ou mais regiões. Dependendo da causa, outros sintomas também podem estar presentes, como dor de garganta, coriza ou febre. Muitas vezes, os linfonodos inchados são identificados durante a realização de um exame motivado por outros sintomas.
Quando devo alertar o paciente com o aumento de volume nesse linfonodo?
Linfonodos aumentados há mais de 3 meses. Nesse caso é obrigatório investigar um desses linfonodos com biópsia”, esclarece. De acordo com a especialista, em alguns casos o aumento do linfonodo pode estar associado a um câncer.
Como tratar os linfonodos?
O médico realiza uma biópsia para identificar se trata-se de um câncer benigno ou maligno. A partir daí, o linfonodo poderá ser tratado com cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, dependendo de cada caso. De qualquer modo, não deixa para buscar ajuda apenas quando há dor ou incômodo.
Qual a função do linfonodo?
Os linfonodos possuem a função de drenar a linfa dos tecidos. Quando há aumento do linfonodo, pode ser sinal da presença de inflamação ou região, fazendo com que haja um inchaço na região da axila. Isso pode ser um abscesso ou um cisto sebáceo infectado. Geralmente esse aumento no linfonodo não é nada de grave.
Por que os linfonodos são mais fáceis de sentir?
Assim, é comum que durante uma infecção urinária, os linfonodos da virilha sejam mais fáceis de sentir, por exemplo. Os linfonodos incham quando existe um trauma ou infecção por perto e, por isso, o local onde ficam inchados pode ajudar no diagnóstico.
Quais são os linfonodos aumentados no pescoço?
Linfonodos aumentados no pescoço podem indicar a presença de câncer na cabeça ou no pescoço, ou ser sinal de linfoma (câncer do sistema linfático que se origina na maioria das vezes nos linfonodos). Linfonodos aumentados nas axilas. Linfonodos aumentados nas axilas também podem ser um sinal linfoma ou de câncer de mama.
Quais são os linfonodos que causam infecções?
Estes linfonodos podem ser encontrados isolados pelo corpo, mas, maioritariamente, estão presentes em grupos em locais como o pescoço, axilas e virilhas. Cada grupo geralmente é responsável por ajudar a combater infecções que se desenvolvem por perto, ficando inchados quando isso acontece.