Como medir a afinidade eletrônica?

Índice

Como medir a afinidade eletrônica?

Como medir a afinidade eletrônica?

Afinidade eletrônica

  1. A afinidade eletrônica ou eletroafinidade, que é uma das propriedades periódicas existentes, avalia a quantidade de energia liberada quando um átomo em seu estado fundamental (neutro) recebe um elétron. ...
  2. X(g) + e → X-(g) + energia.

Qual elemento tem maior afinidade eletrônica F ou né?

Variação da afinidade eletrônica Embora esteja em uma posição inferior na tabela, possui afinidade superior ao átomo de flúor (F), por exemplo. Portanto, entende-se que a afinidade eletrônica é maior nos elementos posicionados mais à direita superior da tabela.

Qual é a relação entre afinidade eletrônica e carga nuclear efetiva?

A afinidade eletrônica cresce para a direita, enquanto a EI cresce para a direita e para cima. Assim, a tendência geral da eletronegatividade é crescer para a direita e para cima. Quanto mais para a direita, maior a carga nuclear efetiva e maior a capacidade do átomo de puxar os elétrons em sua direção.

Qual a diferença entre os termos afinidade eletrônica é eletronegatividade?

Ela indica a atração dos átomos pelos elétrons. Resumindo: Afinidade eletrônica - energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. ... Eletronegatividade - atração dos átomos pelos elétrons.

Quais são os maiores valores de afinidade eletrônica?

Os maiores valores de afinidade eletrônica, dentre todos os elementos da tabela periódica, estão os halogênios, pertencentes ao grupo 7A, enquanto os menores são os metais – alcalinos – do grupo 1ª.

Qual é a afinidade eletrônica do flúor?

O lítio é do mesmo período que o flúor e a afinidade eletrônica do flúor é bem maior. O potássio e o bromo pertencem ao 3º período, sendo que a eletroafinidade do bromo é a maior.

Quais são as propriedades eletrônicas?

As outras propriedades periódicas também podem ser correlacionadas com a afinidade eletrônica: 1) Eletronegatividade: quanto mais eletronegativo o átomo, mais afinidade eletrônica possui. Uma vez que o núcleo atrai os elétrons mais fortemente e uma maior quantidade de energia é requerida para extraí-los;

Postagens relacionadas: