Quais as características do líquor?

Índice

Quais as características do líquor?

Quais as características do líquor?

O líquor normal é límpido e incolor, como “água de rocha”. Nos processos infecciosos, ocorre o aumento de elementos figurados (células), causando turvação, cuja intensidade varia de acordo com a quantidade e o tipo desses elementos.

Quais são os tipos de meningite?

Tipos de meningite: quais são e como se proteger

  1. Meningite viral. A meningite viral é um tipo de meningite causada por vírus e que costuma ser mais frequente no verão e em pessoas a partir dos 15 anos de idade. ...
  2. Meningite bacteriana. ...
  3. Meningite eosinofílica.

Quantos tipos de meningite bacteriana existem?

As principais são: Streptococcus Pneumoniae (Pneumococo): é a mais comum entre todas as bactérias que transmitem a doença e pode causar infecções no ouvido e até pneumonia. Neisseria Meningitidis: esta bactéria possui um alto grau de contágio e se espalha pela corrente sanguínea após uma infecção no trato respiratório.

Quais os tipos de meningite e sintomas?

Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento.

  • Sintomas meningite bacteriana. Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. ...
  • Sintomas meningite viral. ...
  • Sintomas meningite de parasitas. ...
  • Sintomas meningite por fungos.

O que significa Proteínas no líquor?

A proteína do LCR é geralmente aumentada (hiperproteinorraquia) em todos os tipos de meningite, infarto cerebral, abscesso cerebral, sífilis meningovascular, hemorragia subaracnoidea, alguns tumores cerebrais, trauma no cérebro, encefalomielite e doenças neurológicas degenerativas.

Qual a causa da meningite?

A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, além de agentes não infecciosos, como traumatismo causado por fortes pancadas na cabeça, por exemplo.

Como se proteger da meningite?

Como dissemos, também é bom se proteger dos outros agentes infecciosos. E ficar de olho em locais com surtos de meningite. Principalmente nesses lugares, evite ambientes fechados, com grande número de pessoas. Como a doença evolui rapidamente, os médicos se baseiam nos sintomas para iniciar o tratamento.

Será que a meningite vai passar pra frente?

Contatos casuais ou breves dificilmente vão passar a meningite pra frente. Agora, ambientes fechados e cheios de gente contribuem para a transmissão e potenciais surtos. O tratamento depende do tipo de micro-organismo que gerou a meningite e, principalmente, do estado do paciente. Mas é certo que um atendimento rápido ajuda bastante.

Como fazer o diagnóstico da meningite bacteriana?

O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso, para identificar o tipo do agente infeccioso envolvido. Se houver suspeita de meningite bacteriana, é fundamental introduzir os medicamentos adequados, antes mesmo de saírem os resultados do exame laboratorial.

Postagens relacionadas: