O que é a meteorização?

Índice

O que é a meteorização?

O que é a meteorização?

Conjunto de processos físicos e químicos que afectam as rochas quando sujeitas à acção dos agentes atmosféricos (água, ar, variações de temperatura,...), conduzindo a modificações a nível mineralógico, estrutural e textural.

O que você entende pelo processo conhecido como meteorização química?

Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.

O que é o intemperismo químico e mecânico?

intemperismo. Processo ou conjunto de processos combinados químicos, físicos e/ou biológicos de desintegração e/ou degradação e decomposição de rochas causados por agentes geológicos diversos junto à superfície da crosta terrestre. O intemperismo pode ser: químico, mecânico e biológico.

São agentes de meteorização?

Os agentes de meteorização são os responsáveis pela decomposição das rochas. A água é um fundamental agente de meteorização.

O que significa meteorização das rochas?

Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

Como ocorre a meteorização?

Ocorre devido a vários fatores como a dissolução de água em geleiras e sua cristalização em fraturas que provoca o esfacelamento do volume em fissuras de rochas e de minerais. Ocorre quando os minerais numa rocha são alterados ou dissolvidos quimicamente.

O que é a Termoclastia?

Processo de fraturamento ou quebramento na forma placas superficiais de alguns centímetros a decímetro de espessura em afloramentos de rochas cristalinas e compactas em consequência de variações térmicas na superfície da rocha fresca ao ser exposta, alternadamente, às altas temperaturas da insolação de dia e às baixas ...

O que são os agentes endógenos?

Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo. Tectonismo: Também chamado de diastrofismo, é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões advindas da região localizada sobre o magma da Terra.

Como se desintegram as rochas?

Acompanhe o esquema abaixo: A chuva e o vento desintegram as rochas. Pedaços de liquens ou sementes são levados pelo vento para uma região sem vida. A instalação e a reprodução desses organismos vão aos poucos modificando o local. Os liquens, por exemplo, produzem ácidos que ajudam a desagregar as rochas.

Como ocorre o processo de derretimento das rochas?

Como continuação desse processo, as rochas metamórficas podem sofrer ainda mais com o calor e pressão da terra, de tal forma que elas podem começar a derreter, formando as lavas. Com o endurecimento dessas lavas, temos novamente a formação das rochas ígneas. O processo de derretimento das rochas é chamado de fusão.

Como ocorre a decomposição das rochas?

Como Ocorre o Processo de Decomposição das Rochas? Resistente é a quebra e modificação de rochas e minerais na superfície da Terra ou perto dela em itens que estão mais em harmonia com as condições encontradas neste momento.

Como funciona o ciclo das rochas?

Sendo assim, elas estão constantemente alterando suas características, mudando de um tipo para outro, em um processo cíclico denominado de ciclo das rochas (veja o esquema abaixo). Por se tratar de um ciclo fechado, não é possível dizer onde está o seu início e onde está o seu fim.

Postagens relacionadas: