Como podem ser classificadas as glândulas exócrinas?

Índice

Como podem ser classificadas as glândulas exócrinas?

Como podem ser classificadas as glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular.

Como se classificam as glândulas exócrinas quanto à forma do Adenomero?

Levando-se em conta a estrutura da parte secretora, as glândulas exócrinas simples podem ser, ainda, tubulares, tubulares enoveladas, tubulares ramificadas ou acinosas (porção secretora esférica ou arredondada). Já as glândulas compostas podem apresentar a parte secretora tubular, acinosa ou túbulo-acinosa.

Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto a morfologia de sua parte secretora?

De acordo com a morfologia da parte secretora das glândulas exócrinas, é possível classificá-las em diferentes tipos: tubulosas, acinosas e compostas. O primeiro grupo, também chamado de glândulas exócrinas tubulares, possui porção secretora em forma de tubo.

Como podem ser classificadas as glândulas endócrinas como elas estão organizadas histologicamente e dê exemplos de glândulas para os tipos encontrados?

Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção.

Quanto a porção secretora das glândulas exócrinas podem ser classificadas como simples ou ramificada?

Quando a glândula é simples, ela possui apenas um ducto, quando é composta, possui mais de um ducto e quando é ramificada, possui duas ou mais porções secretoras que se unem em um único ducto secretor.

Quais as classificações dos epitélios glandulares quanto à forma de excreção?

Quanto à eliminação da secreção pela glândula, esta pode ser classificada em: - Merócrina: quando a secreção é eliminada sem perda do citoplasma. -Apócrina: quando a secreção eliminada contém produto de secreção mais parte do citoplasma das células secretoras. Exemplo: glândulas mamárias.

Como são classificadas as glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada ...

Qual a diferença entre glândulas e endócrinas?

A respeito das glândulas, marque a alternativa incorreta: a) As glândulas são normalmente classificadas em exócrinas e endócrinas. b) As glândulas exócrinas produzem substâncias (os hormônios) que são lançadas na superfície livre do corpo. c) As glândulas endócrinas, diferentemente das exócrinas, não possuem ductos por onde passa a secreção.

Como são classificadas as glândulas?

Para fins didáticos, as glândulas são classificadas de acordo com várias características que facilitam a discussão e refletem suas características morfofuncionais. Seguindo este raciocínio, as glândulas são classificadas, de forma geral, de acordo com os seguintes critérios: quanto ao número de células e quanto à presença ou não de ducto.

Qual é a secreção de uma glândula?

Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio. As células secretoras de uma glândula são conhecidas com parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras é denominado de estroma.

Postagens relacionadas: