Como comer um acarajé?
Como comer um acarajé?
O acarajé é um prato versátil, que combina com diferentes recheios. Ele deve ser servido quente e pode ser acompanhado de camarão seco, caruru, salada, vatapá, vinagrete, patê picante, camarão fresco refogado, bacalhau e, claro, com pimenta.
O que mais servir junto com o acarajé?
O acarajé pode ser recheado com vatapá, caruru, camarão seco, fresco e pimenta. É claro que ele pode ser apreciado com uma bela taça de vinho. Para harmonizar, brancos e rosés bem ácidos, frescos, sem envelhecimento em barricas, como o Solar das Bouças D.O.C.
Qual o gosto do acarajé?
O quitute é arquitetado à perfeição. O bolinho de feijão fradinho frito e dourado, o recheio de vatapá sob o toque singular do azeite de dendê, o caruru e camarões secos por cima e pimenta a gosto.
Como o acarajé é conhecido no Benin?
2. Falafel árabe. O acarajé dos iorubás da África Ocidental (Togo, Benin, Nigéria, Camarões) é semelhante ao falafel árabe que é feito de uma massa de grão-de-bico triturado e frito.
Onde podemos encontrar acarajé?
Atualmente é apreciado em muitas cidades do Brasil, mas é em Salvador, no estado da Bahia, que o seu consumo é mais difundido. O acarajé é tradicionalmente vendido por baianas em tabuleiros montados nas ruas, mas também pode ser degustado em botecos ou restaurantes.
O que significa o nome acarajé?
A palavra acarajé se origina da língua africana iorubá: akará = bola de fogo e jé = comer, sendo assim, “comer bola de fogo”. O significado vem da história de Xangô com sua esposa Iansã.
O que beber com vatapá?
Na harmonização, devemos pensar num vinho branco saboroso, pois o prato exige sabor, além de uma textura espessa, pois o prato tem cremosidade. Neste contexto, os clássicos chardonnays passados em barrica de carvalho são a primeira opção.
Quais são os ingredientes do acarajé?
Preparado com um bolinho de feijão-fradinho artesanal, temperado com cebola e sal, frito em azeite de dendê e depois recheado com vatapá (leite de coco, castanha de caju, amendoim e camarão), vinagrete e camarão seco, o acarajé é servido “quente” ou “frio”, ou seja, com muita ou pouca pimenta.