Como devo falar com um juiz?

Como devo falar com um juiz?
VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência.
Como responder às perguntas de um juiz?
Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
Qual a fase mais importante da audiência?
A audiência é uma das fases processuais mais importantes. É o momento ideal para demonstrar a verdade dos fatos e contribuir para a formação da convicção do magistrado. É comum que o enfrentamento seja grande durante a audiência, tanto entre os advogados quanto entre estes e o juiz.
Como manter a calma durante a audiência?
Trata-se de uma prerrogativa legal, com embasamento no Código de Processo Civil. O importante é fazer o máximo para manter a estabilidade e equilíbrio emocional, para passar segurança ao cliente durante a audiência. Essas são dicas simples, mas que podem ajudar qualquer advogado a manter a calma durante a realização de audiências.
Como o advogado deve estar presente durante a audiência?
Ele deve estar sempre presente, mesmo em situações adversas. Durante a audiência, é comum que perguntas sejam indeferidas, que o advogado da parte contrária se utilize de ofensas e outras formas de violência verbal. Trata-se de um embate, um momento em que autor e réu estão defendendo o seu lado, através de seus advogados.
Como funciona a audiência de justificação?
Normalmente, na audiência de justificação, o juiz segue as normas do CPC, ignorando o pedido de intimação das testemunhas do réu e, nesse caso, o advogado deve comparecer com as testemunhas, independente da intimação. Assim, a decisão judicial respeitará o contraditório, evitando prejuízos ao cliente enquanto parte do processo.