O que provoca a osteoporose?
O que provoca a osteoporose?
Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa.
O que é osteoporose Conforme a OMS?
Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma doença esquelética sistêmica progressiva, caracterizada por baixa massa óssea e deterioração microarquitetural do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade óssea e suscetibilidade à fratura.
Como se trata a osteoporose?
Como se trata? O objectivo do tratamento da osteoporose é evitar o aparecimento de fracturas de fragilidade e consiste na adopção das medidas atrás descritas para a prevenção da osteoporose, às quais se associam terapêuticas farmacológicas. Estão actualmente disponíveis vários fármacos para o tratamento da osteoporose.
Qual a consequência da osteoporose?
A osteoporose constitui um grave problema de saúde pública com consequências muito sérias, pois verifica-se um aumento da mortalidade após a ocorrência de fracturas vertebrais ou da anca. Associa-se também a uma morbilidade significativa como por exemplo: dor crónica, perda de autonomia, deformidades e depressão.
Como é feito o exame de osteoporose?
Esse exame pode ser realizado anualmente ou a cada 2 anos após o diagnóstico da osteoporose para ajuste da dose do medicamento. Entenda como é feito o exame de densitometria óssea. Principais causas. A osteoporose é uma doença muito relacionada com o envelhecimento, sendo mais comum nas mulheres após os 50 anos devido à menopausa.
Por que o osso sofre osteoporose?
O osso normalmente, durante toda a vida, sofre um processo de reabsorção e regeneração, porém ainda se mantém com a resistência habitual. Na osteoporose, há perda de massa óssea, a qual deixa o esqueleto mais poroso, frágil e suscetível a fraturas.