O que é contar uma história?

Índice

O que é contar uma história?

O que é contar uma história?

Contar uma história consiste em apresentar para um público específico uma narrativa que parte de certa leitura de mundo. ... A mesma história pode ser contada de diferentes maneiras, com diversos enfoques e recursos audiovisuais.

Quem pode contar história?

Qualquer pessoa pode contar histórias desde que goste de ler, tenha uma boa dicção, goste de inovar, não tenha medo de errar e tenha sempre em mente que suas palavras terão uma importância enorme, darão vida aos pensamentos de um autor e poderão motivar mudanças significativas tanto para crianças quanto para adultos.

Quais os tipos de contação de história?

Então, podemos dividir as “técnicas de contação de histórias”, de forma geral, em 04 (quatro) categorias:

  • Clássica, ou Popular.
  • Artística.
  • Educacional.
  • Terapêutica.

Como contar uma boa história?

As histórias nos fazem viajar, conhecer outros mundos e emoções sem sair do lugar. Mas você sabe como contar uma boa história? Você pode não ter estado no lugar onde a história se passa, pode não ter vivido a mesma situação, mas se o contador for bom, ele te leva com ele, ao ponto de você nem saber se a história é real ou criação.

Como planejar o momento de contar histórias?

Ao planejar o momento de contar histórias, determinados aspectos são fundamentais e devem ser analisados: Local: as histórias não devem ser contadas apenas dentro da sala de aula, pelo contrário, ambientes diferenciados tornam o momento mais agradável (pátio, quadra, jardim, sentado em degraus, quiosques, entre outros). Não pare agora...

Como contar histórias para crianças?

A importância de contar histórias para crianças. As histórias na educação infantil são fundamentais na formação educacional da criança, em especial no início da escolaridade.

Como Deixar a história a ser contada?

Motivação: cabe ao professor deixar como suspense a história a ser contada, de forma que venha despertar a curiosidade em seus alunos bem como a motivação do momento. Ressalta-se que muitas vezes, apesar do professor ter feito todo um preparo para esse momento, acontece das crianças ficarem dispersas.

Postagens relacionadas: