Como se dança a dança jongo?

Índice

Como se dança a dança jongo?

Como se dança a dança jongo?

O jongo é uma dança de roda e de umbigada. Um casal por vez vai para o centro da roda girando em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. De vez em quando, um casal se aproxima um do outro, como se fossem dar uma umbigada, mas não chegando a se tocar.

Onde se dança o jongo?

O jongo é, ainda hoje, bastante praticado em diversas cidades de sua região original: o Vale do Paraíba na Região Sudeste do Brasil, ao sul do estado do Rio de Janeiro e ao norte do estado de São Paulo e na região das Minas e das fazendas de café em Minas Gerais, onde também é chamado "Caxambu".

Quais os elementos que constituem a dança do jongo?

A dança, os tambores e o canto são elementos que se integram na prática cultural do jongo. Os pontos e os versos de improviso são as músicas entoadas durante as rodas, que podem retratar o cotidiano, expressar os desejos de liberdade ou mesmo emitir mensagens cifradas (ALVES, 2016.

Quando a dança jongo foi criada?

1960 O Jongo da Serrinha nasce com o intuito de pesquisar, criar produtos culturais (livros, espetáculos, filmes etc) e divulgar o jongo mundo afora. Criado no fim da década de 1960, é até hoje referência da cultura carioca tradicional.

Como é o figurino da dança jongo?

As mulheres colocam as saias de chita por cima das suas roupas de trabalho e o traje se complementa também com as camisetas do grupo. Os cabelos são ajeitados com turbantes afros. As roupas, assim como os cânticos, representam e diferenciam quem pertence ao grupo.

Quais são os movimentos do Jongo?

Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.

Quais as principais características da dança Jongo?

Características - Jongo O Jongo é um ritmo quente e envolvente, que ainda conserva a punga (toque de umbigo), como em qualquer outra dança de umbigada. É feita uma roda e um casal dança no interior desta. Pode-se dançar a noite inteira em uma festa de Jongo, só interrompendo a dança com o nascer do sol.

Postagens relacionadas: