Como se referir a uma pessoa surda?
Como se referir a uma pessoa surda?
Portanto, o uso correto dos termos são:
- Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total. ...
- Surdo: quem não escuta nada, nem com uso de aparelho, perda total da audição.
Como Oralizar uma pessoa surda?
Alguns recursos para capacitar o surdo a desenvolver ou manter a linguagem oral e escrita envolvem sessões com fonoaudiólogos, leitura labial, uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares, sonorização especial de ambientes, legendas, equipamentos para facilitar a comunicação e participação ativa da família.
O que faz uma pessoa ser surda?
A principal causa da surdez adquirida é o envelhecimento do organismo associado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Tudo isso provoca alterações no ouvido interno, onde as ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro.
Por que existem pessoas surdas?
Existem pessoas surdas, existem pessoas mudas e existem, ainda, pessoas que, por não ouvirem, apresentam sérias dificuldades de fala, sendo estes últimos chamados incorretamente de surdo-mudo. No entanto, muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar ainda. Se estimulados, podem vir a se comunicar oralmente.
Qual a diferença entre surda e mudez?
O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. Os surdos que também são mudos constituem uma minoria entre a população surda. O fato é que existe a total possibilidade de um surdo falar, através de terapia da fala.
Qual a origem do surdo?
Esta é uma incorreta denominação atribuída ao surdo, pois nem todos os deficientes auditivos são mudos, visto que muitos têm voz e conseguem falar se forem estimulados por fonoaudiólogos.
Por que os surdos não falam?
No entanto, muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar ainda. Se estimulados, podem vir a se comunicar oralmente. Isso porque a mudez é um tipo de deficiência que não apresenta conexão com a surdez. No Brasil, estima-se que existam mais de oito milhões de pessoas que possuem deficiência auditiva.