O que foi o Período Regencial e como terminou?
Índice
- O que foi o Período Regencial e como terminou?
- Quando foi o fim do Período Regencial?
- Qual foi a duração do período regencial?
- Quais grupos políticos se enfrentavam no final do período regencial?
- Quando se iniciou o período regencial no Brasil?
- Qual a finalidade da Regência Provisória?
- Quais foram as regências desta década?
- Quais foram os destaques da Regência Trina Permanente?
- Qual foi o período da regência de Araújo Lima?
O que foi o Período Regencial e como terminou?
Estendeu-se de 18 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil.
Quando foi o fim do Período Regencial?
Não tendo condições mínimas para assumir o trono, Dom Pedro II deveria aguardar a sua maioridade até alcançar a idade exigida para tornar-se rei. Nesse meio tempo, os agentes políticos daquela época disputaram o poder entre si no chamado Período Regencial, que vai de 18.
Qual foi a duração do período regencial?
Chamamos de período regencial o período entre a abdicação de D. Pedro I e a posse de D. Pedro II no trono do Brasil, compreendendo os anos de 18. Com a abdicação de D Pedro I, por lei, quem assumiria o trono seria seu filho D.
Quais grupos políticos se enfrentavam no final do período regencial?
Entre eles, os principais eram restauradores (caramurus), moderados (chimangos) e exaltados (farroupilhas). Eles possuíam soluções e ideias diferentes para os problemas brasileiros, que eram muitos, naquele conturbado período político.
Quando se iniciou o período regencial no Brasil?
Período Regencial foi o momento da História do Brasil entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Teve início depois que Dom Pedro I abdicou ao trono (1831) e se entendeu até o denominado Golpe da Maioridade, quando D. Pedro II passou a governar o império.
Qual a finalidade da Regência Provisória?
A Constituição de 1824 também previa que, caso o imperador fosse maior de idade, a Regência deveria ser ocupada por seu parente mais próximo e, claro, maior de idade; caso contrário, deveria ser formada uma Regência Provisória, constituída por ministros e conselheiros de Estado.
Quais foram as regências desta década?
Durante esta década sucederam-se quatro regências: A Provisória Trina, a Permanente Trina, a Una de Feijó e a Una de Araújo Lima .
Quais foram os destaques da Regência Trina Permanente?
Durante a Regência Trina Permanente, houve três acontecimentos de destaque. Um deles foi a criação da Guarda Nacional, uma força pública composta por homens eleitores com idade de 21 a 60 anos de idade.
Qual foi o período da regência de Araújo Lima?
Durante o período da regência de Araújo Lima, aconteceu o conhecido “ regresso ”, que caracterizou o crescimento da ala dos conservadores na política brasileira. Com isso, algumas medidas em vigor, como a descentralização do poder, foram revertidas.