Quando se deve usar uma pipeta?
Índice
- Quando se deve usar uma pipeta?
 - Qual tipo de pipeta e mais precisa?
 - Como funciona uma pipeta volumétrica?
 - Qual é a diferença entre pipeta graduada e pipeta volumétrica?
 - Qual das seguintes vidrarias e mais precisa?
 - Quais são os tipos de pipeta que existem?
 - Quais são os tipos de pipetas?
 - Como limpar a superfície externa da pipeta?
 - Como usar a pipeta no menisco?
 - Por que as pipetas podem ser submetidas a altas temperaturas?
 
                                    Quando se deve usar uma pipeta?
Ouça em voz altaPausarPipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas).
Qual tipo de pipeta e mais precisa?
Ouça em voz altaPausarAs pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.
Como funciona uma pipeta volumétrica?
Ouça em voz altaPausarPipeta Volumétrica: Esse modelo possibilita o transporte de apenas uma determinada quantidade de volume – possui um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade, e a marca do volume fica gravada na parte superior do tubo. Também não pode ser aquecida devido a sua grande precisão de medida.
Qual é a diferença entre pipeta graduada e pipeta volumétrica?
Ouça em voz altaPausarNo caso da pipeta graduada, para realizar a captura de uma quantidade exata é preciso sugar e soltar aos poucos, até que se alcance a quantidade desejada. Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha.
Qual das seguintes vidrarias e mais precisa?
Ouça em voz altaPausarA pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
Quais são os tipos de pipeta que existem?
Tipos de pipetas
- Pipeta pasteur. São bastante comuns em laboratórios. ...
 - Pipeta volumétrica. São muito utilizadas quando é necessária uma quantidade muito precisa de líquidos.
 - Pipeta graduada. ...
 - Micropipeta monocanal. ...
 - Micropipeta multicanal. ...
 - Micropipeta digital.
 
Quais são os tipos de pipetas?
Existem inúmeros instrumentos para esta finalidade: balão volumétrico, béquer, erlenmeyer, mas os mais usados e que exigem maior técnica são as pipetas e micropipetas. Existem dois tipos de pipetas: graduadas e volumétricas.
Como limpar a superfície externa da pipeta?
No dia a dia, a superfície externa da pipeta pode ser limpa com um papel toalha umedecido com álcool 70% e em seguida ficar em repouso dentro do fluxo laminar com a luz UV ligada por 15 minutos para descontaminação.
Como usar a pipeta no menisco?
Utilize sempre pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. Utilize a pipeta sempre na vertical. Quando for observar o menisco – marcação de um liquido em um recipiente, contendo um determinado volume – os olhos devem estar posicionados na altura do mesmo, conforme imagem abaixo:
Por que as pipetas podem ser submetidas a altas temperaturas?
Quando há a menção de que as pipetas não podem ser submetidas a altas temperaturas, é porque esse fenômeno pode afetar a calibração, já que são instrumentos calibrados. Utilize sempre pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. Utilize a pipeta sempre na vertical.














