Como pedir para um professor ser seu orientador de mestrado?
Como pedir para um professor ser seu orientador de mestrado?
Você não precisa ter nada definido. Escolha de um a três assuntos gerais e leia sobre eles. Depois, contacte um professor que tenha interesse naquele tema. Mais importante do que sondar o orientador com um tema, é ter lido algo sobre o tema propriamente dito.
Como escrever um e-mail formal para uma universidade?
Para enviar um e-mail formal, siga os passos abaixo:
- Destinatários — inclua apenas quem deve ler a mensagem;
- Assunto — deixe claro sobre o que se trata o e-mail;
- Anexos — tome cuidado com arquivos confidenciais;
- Saudação — comece o e-mail com “Prezado…”;
- Introdução — apresente-se caso não conheça o leitor;
Como escrever um e-mail para um professor?
Escrever um e-mail para um professor é um processo um pouco mais complexo do que escrever uma mensagem para um amigo ou familiar. A educação é o pontapé inicial da sua carreira profissional e é preciso ter tato e tomar cuidado durante as interações com os professores, inclusive na troca de mensagens.
Por que escrever para um professor?
Tudo bem pular alguns pontos e vírgulas em uma mensagem pessoal. Ao escrever para um professor, por outro lado, é preciso tomar bastante cuidado com a pontuação. Escreva as palavras por extenso. Por mais que a linguagem informal esteja assumindo o controle da internet, ela não deve ser utilizada em e-mails profissionais.
Como começar com o nome do professor?
Comece com "Prezado Dr. Rosa", seguido de uma vírgula, por exemplo. É de bom tom usar o último nome do professor. Se não tem certeza do título do professor, você pode se referir a ele como "Professor Rosa" mesmo, por exemplo. Caso a sua relação com o professor seja boa, é possível ser um pouco mais casual: "Olá Dr. Rosa". Parte 2
Qual a ação que você deseja que o professor tome?
Especifique qual ação deseja que o professor tome. É importante expressar o que você espera no fim do e-mail. Por exemplo, se quer uma resposta ou uma conversa pessoal, deixe isso bem claro. Leia o e-mail algumas vezes e cheque a gramática. É bem provável que você encontre alguns errinhos bobos, mas que prejudicam a qualidade do texto.