O que são lipoproteínas e como são classificadas?

Índice

O que são lipoproteínas e como são classificadas?

O que são lipoproteínas e como são classificadas?

As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. ... Podem ser classificadas em quilomícrons (Qm), lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Onde As lipoproteínas são sintetizadas?

A Lipoproteína de muito baixa densidade é sintetizada no fígado e transporta triglicérides e, em menor intensidade, colesterol para as células adiposas, onde são estocados, ou para tecidos musculares, onde participam do metabolismo celular.

Qual a lipoproteína mais densa?

Chylomicrons - estes são os maiores e menos densos das lipoproteína, com o índice o mais alto do triglyceride. Consistem em um componente de proteína sintetizado no fígado, que envolve em torno do colesterol e das gorduras dieta-derivados.

Quais são as características das lipoproteínas?

A lipoproteína é o agregado molecular responsável pelo transporte de lípideos em meios líquidos, já que eles não se misturam facilmente com o plasma sanguíneo. Desta forma, as gorduras são revestidas com fosfolipídeos, colesterol e proteínas; a fração proteica é chamada de apoproteína.

O que é lipoproteínas?

Composto constituído, em porporções variáveis, por um lípido e por proteínas. A lipoproteína constitui a forma normal de transporte dos lípidos na circulação sanguínea.

Qual a diferença entre as lipoproteínas VLDL e Quilomicron?

VLDL (very low density lipoprotein) Este tipo de lipoproteína tem como função transportar os triglicerídeos endógenos e o colesterol para os tecidos periféricos, locais onde serão estocados ou utilizados como fontes de energia. Igualmente aos quilomícrons, são capazes de turvar o plasma.

Qual a função desse tipo de lipoproteína?

Possui a função de transportar colesterol para locais em que ele possa ter uma função fisiológica, por exemplo, na produção de esteroides. Já o HDL, ou high density lipoprotein, é um tipo de lipoproteína composta basicamente por 50% de proteína, 20% de colesterol, 30% de triglicerídeos e por vestígios de fosfolipídeos.

Quais são as lipoproteínas LDL?

Já as lipoproteínas LDL, possuem o núcleo central composto quase exclusivamente de ésteres de colesterol e na superfície só uma proteína (a apo B-100). Os indivíduos podem ser categorizados de acordo com a predominância de partículas grandes, menos densas (fenótipo A) ou pequenas, mais densas (fenótipo B) (LAMARCHE et al.]

Qual a quantidade de lipoproteínas no plasma?

A quantidade de lipoproteínas no plasma pode indicar, portanto, algo bom ou ruim, dependendo do tipo. Quando o colesterol se junta a lipoproteínas do tipo LDL pode acabar gerando complicações como formação de placas em vasos sanguíneos.

Quais são as lipoproteínas mais densas?

As lipoproteína com uma gordura mais alta à relação da proteína são maiores e menos densas. Isto permite que as lipoproteína de tamanhos diferentes sejam separadas e identificadas com os processos tais como a electroforese e o ultracentrifugation.

Postagens relacionadas: