Quais são as atividades de aprendizagem no conectivismo?

Índice

Quais são as atividades de aprendizagem no conectivismo?

Quais são as atividades de aprendizagem no conectivismo?

A Atualização (conhecimento preciso e atual) é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas; A tomada de decisão é, em si um processo de aprendizagem. O ato de escolher o que aprender e o significado da informação que se recebe, é visto através da lente de uma realidade em mudança.

O que quer dizer a teoria do conectivismo dentro do contexto educacional?

Esta teoria proposta por George Siemens e Steven Downes (2004) aponta que o conhecimento está distribuído numa rede de conexões e que, desse modo, a aprendizagem consiste na capacidade de edificar essas redes e circular nelas, desenvolvendo assim a capacidade de refletir, decidir e partilhar.

Em que consiste o conectivismo?

Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo).

Quem criou a teoria do conectivismo?

Esta teoria sugerida por George Siemens e Steven Downes (2004) assinala que o conhecimento está disseminado numa rede de conexões e que, desse modo, a aprendizagem consiste na capacidade de construir essas redes, permanecer e circular nelas, desenvolvendo assim a capacidade de refletir, decidir e partilhar informações.

Qual é a importância da abordagem metodológica Conectivista para o processo educativo atual?

É um aprender diferenciado, colaborativo, interativo e dinâmico, tomar decisões independentemente, eis um dos princípios do conectivismo. E um elemento essencial para construção destas metodologias é o DI, que faz uso de recursos educativos atrativos a fim de promover a aprendizagem.

Qual a teoria da aprendizagem que apresenta convergência com a teoria do conectivismo?

O condutivismo (behaviorismo) afirma que a aprendizagem é, em geral, incognoscível, isto é, que não podemos entender o que acontece dentro de uma pessoa (a “teoria da caixa preta”).

O que é conectivismo na educação?

O conectivismo lida com a aprendizagem em vários níveis: biológico, neural, conceitual e social. A aprendizagem também ocorre pela interação em rede, com a criação de novas conexões e a capacidade de manobrar através dos padrões existentes.

Qual a teoria criada por George Siemens?

Em termos de atualidade, uma das filosofias de ensino mais alinhadas à realidade é o conectivismo, postulada pelo escritor canadense George Siemens. Esta epistemologia trata das múltiplas conexões, dos infinitos geradores de informações e de como as pessoas distinguem conteúdo relevante de informações inúteis.

Como aplicar o construtivismo na Educação?

A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.

O que diz a teoria cognitivista?

Teoria de Ausubel, teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estrutura do conhecimento.

Quais são as teorias da aprendizagem?

Apresentar diferentes teorias da aprendizagem; Reconhecer a aplicabilidade das Teorias da Aprendizagem na Educação Especial. Aspeto externoda transformação do comportamento; Estruturação pessoal e experiencial; Processo de aprendizagem; Processo de ensino; Resultadosdos processos.

Quais são as teorias da comportamentização?

TEORIAS DA APRENDIZAGEM (Tavares & Alarcão, 1985) Pavlov Watson Skinner Comportamentalistas T E O R I A S D A Piaget Vygotsky Ausubel Bruner Gardner Cognitivistas Maslow Wallon Rogers Humanistas A P R E N D I Z A G E M (Tavares & Alarcão, 1985)

Qual a visão de conjunto do processo de aprendizagem?

Todas as pessoas aprendem um mesmo comportamento da mesma forma Não há uma visão de conjunto do processo de aprendizagem Não se leva em consideração o que ocorre dentro da mente durante o processo Ser passivo e moldável, dependendo do professor que ensina Síntese: (Papalia, Olds & Feldman, 2006)

Como foram desenvolvidas essas teorias?

Essas teorias foram desenvolvidas em uma época na qual a aprendizagem não havia sido impacta pela tecnologia. Nos últimos vinte anos, a tecnologia reorganizou a forma na qual vivemos, nos comunicamos e aprendemos.

Postagens relacionadas: