Quem é competente para homologação e para a respectiva execução de sentença estrangeira no Brasil?
Índice
- Quem é competente para homologação e para a respectiva execução de sentença estrangeira no Brasil?
- É possível a homologação de sentença penal estrangeira que determine o perdimento de imóvel situado no Brasil em razão de o bem ser produto do crime de lavagem de dinheiro?
- Qual o órgão competente para execução de sentença estrangeira?
- É possível a homologação de decisão estrangeira para fins de execução fiscal em quais casos?
- Quais são as especificidades do processo de execução de uma sentença estrangeira de divórcio no Brasil?
- É possível a homologação de sentença estrangeira que contenha decisão de execução contra Brasileiro determinando o perdimento ou confisco de imóvel situado no Brasil?
- Qual o procedimento para a homologação de sentenças no Brasil?
- Qual é a homologação de sentença estrangeira?
- Qual o sistema imposto para a aplicação da sentença estrangeira?
- Qual o requisito para a sentença estrangeira?
Quem é competente para homologação e para a respectiva execução de sentença estrangeira no Brasil?
A Constituição Federal estabelece em seu artigo 105, I, “i”, que a homologação de sentenças estrangeiras é competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
É possível a homologação de sentença penal estrangeira que determine o perdimento de imóvel situado no Brasil em razão de o bem ser produto do crime de lavagem de dinheiro?
É possível a homologação de sentença penal estrangeira que determine o perdimento de imóvel situado no Brasil em razão de o bem ser produto do crime de lavagem de dinheiro. ... 12, 1, a), sendo o crime de lavagem de dinheiro tipificado na convenção (art. 6.º), bem como na legislação brasileira (art.
Qual o órgão competente para execução de sentença estrangeira?
No Brasil, a competência para a homologação de sentença estrangeira é do Superior Tribunal de Justiça, art. 475, N, VI CPC (e o art. 483 CPC.
É possível a homologação de decisão estrangeira para fins de execução fiscal em quais casos?
961). Haverá homologação de decisão estrangeira para fins de execução fiscal quando prevista em tratado ou em promessa de reciprocidade apresentada à autoridade brasileira (§ 4º do art. 961).
Quais são as especificidades do processo de execução de uma sentença estrangeira de divórcio no Brasil?
O processo de execução das sentenças estrangeiras no Brasil é apenas empreendido após prévia homologação efetivada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. A homologação não analisa o mérito da sentença estrangeira, ela apenas analisa os requisitos previstos no art.
É possível a homologação de sentença estrangeira que contenha decisão de execução contra Brasileiro determinando o perdimento ou confisco de imóvel situado no Brasil?
Uma sentença estrangeira em matéria penal que determine o perdimento de bens como efeito civil da condenação pode ser homologada, mesmo que se refira a bens imóveis no Brasil.
Qual o procedimento para a homologação de sentenças no Brasil?
A legislação interna do Estado estrangeiro onde se deseje a homologação da sentença proferida no Brasil determinará o procedimento para a homologação de sentenças oriundas de autoridades brasileiras. Via de regra, será necessário requerer a homologação junto a um tribunal ou corte estrangeira.
Qual é a homologação de sentença estrangeira?
A homologação de sentença estrangeira é um procedimento judicial que tem o objetivo de dar executoriedade interna e externa a sentenças proferidas em outro país.
Qual o sistema imposto para a aplicação da sentença estrangeira?
Sistema imposto com o fim de analisar a aplicação da lei do país em que irá ser executada a sentença. Ainda nesse sistema, o que se busca distinguir é se há a possibilidade de aplicação da lei embasadora da sentença estrangeira no Estado, em cujo território a sentença estrangeira irá produzir efeitos.
Qual o requisito para a sentença estrangeira?
O artigo 15 da Lei de introdução ao Código Civil lista os requisitos necessários para que a sentença estrangeira seja homologada: haver sido proferida por juiz competente; terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificada à revelia;