São equipamentos que fazem parte de um SPDA?

Índice

São equipamentos que fazem parte de um SPDA?

São equipamentos que fazem parte de um SPDA?

Componentes dos SPDA

  • Captor: trata-se de um elemento pontiagudo que tem como objetivo interceptar as descargas atmosféricas. ...
  • Condutores de descida: tem como função elevar a corrente elétrica do captor para a terra. ...
  • Haste para suporte do captor: Essa haste deve ser de cobre e presa a cobertura, fixada em um isolador.

Quais são as partes que compõem o SPDA?

O SPDA é, basicamente, composto por um subsistema de captação, um subsistema de descidas, um subsistema de aterramento, um subsistema de equipotencialização e definições de distâncias de segurança.

Qual a função do SPDA?

A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas. Vale ressaltar que nem sempre o sistema é totalmente eficiente, mas ele reduz os riscos consideravelmente.

Como fazer a instalação de SPDA?

Estar em conformidade com as normas que regulamentam o projeto de SPDA (como a NBR 5419 no Brasil e, internacionalmente, a IEC – International Eletrotecnical Comission, dentre outras) é fundamental para que o projeto e a instalação sejam realizados com sucesso.

Quando deve ser feita a inspeção de um SPDA?

A inspeção de um SPDA deve ser feita durante a construção da estrutura, após a instalação do sistema, após alterações ou reparos ou quando houver suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica. Além disso]

Quais são os subsistemas do SPDA?

Os três subsistemas que formam o SPDA realizam um papel fundamental: evitar todo e qualquer prejuízo que possa ser causado pelas descargas atmosféricas. Esses surtos de grande elevação elétrica, vindos dos raios, são concentrados em um curto período. Mas são capazes de danificar as instalações elétricas e os equipamentos que nelas estão conectados.

Postagens relacionadas: