Qual o objetivo é o mecanismo de uso do biodigestor?

Índice

Qual o objetivo é o mecanismo de uso do biodigestor?

Qual o objetivo é o mecanismo de uso do biodigestor?

O biodigestor anaeróbio é um sistema fechado onde é feita a degradação da matéria orgânica por ação microbiológica, que geralmente conta com um sistema de entrada de matéria orgânica, um tanque onde ocorre a digestão e um mecanismo para retirada de subprodutos (REIS, 2012).

Quais são os gases produzidos em processos anaeróbios?

A digestão anaeróbia é amplamente usada como uma fonte de energia renovável. O processo produz biogás, uma mistura que consiste em metano, dióxido de carbono e traços de outros gases 'contaminantes'.

Quais as vantagens da biodigestão?

As vantagens da biodigestão através do equipamento são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás. Há também desvantagens, como: custo de investimento inicial e manutenção e variabilidade da produção de biogás.

Qual a biomassa usada no processo de biodigestão?

Dependendo do tipo da biomassa (substrato) usada no processo de biodigestão, podemos ter maior ou menor geração de biogás. Essa variável também influencia nas diferentes concentrações de metano e gás carbônico, como também em gases contaminantes do biogás. Cada processo técnico de biodigestores, possui uma eficiência específica.

Como ocorre a fermentação do biodigestor?

No corpo do biodigestor passa a ocorrer uma fermentação anaeróbica concomitante. As bactérias que produzem acetato usam todo o oxigênio presente na carga inicial e o ambiente interno do biodigestor tende a ficar anaeróbico e as bactérias que sobrevivem são apenas as anaeróbicas.

Como ocorre a produção de biogás?

Se o biodigestor não estiver hermeticamente vedado contra a entrada de ar, a produção de biogás não ocorre porque as bactérias anaeróbicas morrem e as aeróbicas sobrevivem. O biogás produzido será então rico em CO2 e não em metano.

Postagens relacionadas: