Quando usar o vocativo?

Índice

Quando usar o vocativo?

Quando usar o vocativo?

O vocativo é um chamado, invocação ou apelo. Ele é usado quando o falante quer dialogar com o ouvinte, isto é, quando o falante chama, nomeia ou invoca a pessoa com quem deseja conversar. O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa.

Tem vírgula depois do vocativo?

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. ... Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.

Quais os Vocativos?

O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

Em que situação é utilizado o vocativo é pronome de tratamento?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade. O vocativo é Magnífico Reitor.

Qual a relação entre vírgula e vocativo?

Relação entre vírgula e vocativo Muitas são as vezes em que nos deparamos com enunciados como estes abaixo representados: Pedestre atravesse na faixa de segurança. Cliente seja bem-vindo. Silêncio visitantes. Será que, pelo fato de ser o vocativo um termo independente em termos sintáticos, muitos usuários não lhe dão a atenção merecida?

Quando usar a vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Como usar a vírgula na omissão de verbos?

Na omissão de verbos. A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo. Exemplo: Vamos de carro; eles, de ônibus. Truque: A vírgula é usada em alguns casos para substituir uma palavra que já tenha sido usada na frase.

Como usar a vírgula dentro de uma oração?

Usa-se a vírgula para separar os vocativos dentro de uma oração. Exemplo: Olá, Maria, como vai? 5. Usa-se a vírgula antes, depois ou antes e após advérbios, conjunções e locuções conjuntivas, explicativas, concessivas, afirmativas, consecutivas, etc. Exemplo: Não como espaguete, ou melhor, não gosto.

Postagens relacionadas: