Como ocorre o processo de licenciamento ambiental?
Índice
- Como ocorre o processo de licenciamento ambiental?
- O que é licenciamento ambiental Quais suas fases?
- O que é licenciamento ambiental para que serve?
- Qual a ordem das licenças ambientais?
- Qual o rol do licenciamento ambiental?
- Qual o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos?
- Quais as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental?
- Qual a nomenclatura do licenciamento ambiental?

Como ocorre o processo de licenciamento ambiental?
O processo de licenciamento é, em geral, composto por três fases para a obtenção das licenças ambientais: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação. A Licença Prévia (LP) é solicitada ainda na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação da atividade ou empreendimento.
O que é licenciamento ambiental Quais suas fases?
São três: licença prévia, licença de instalação e licença de operação. Com estas fases fica evidente a preocupação governamental de garantir o menor prejuízo ao meio ambiente em cada fase da atividade a ser implementada e que requer o licenciamento ambiental.
O que é licenciamento ambiental para que serve?
O licenciamento ambiental é um importante instrumento de gestão por meio do qual a administração pública controla empreendimentos e atividades efetivas, ou potencialmente poluidoras e que possam causar a degradação ambiental.
Qual a ordem das licenças ambientais?
As licenças ambientais resultam do procedimento exigido previamente à instalação de atividades ou empreendimentos potencialmente poluidores, qual seja: o licenciamento ambiental. Sendo assim, as licenças ambientais existentes são: licença prévia, licença de instalação e licença de operação.
Qual o rol do licenciamento ambiental?
Se não for, o empreendedor poderá requerer a licença prévia. O art. 3° da Resolução Conama n° 237/97 traz o rol das atividades que estão sujeitas ao licenciamento ambiental, porém não vincula o licenciamento à realização do EIA/RIMA.
Qual o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos?
O processo de licenciamento ambiental de empreendimentos que utilizam recursos naturais, muitas vezes, é complexo e envolve a apresentação de uma série de documentos, relatórios e estudos. Lembre que tais documentos variam de acordo com o tipo de empreendimento e licença a ser concedida. Veja a seguir alguns dos documentos e relatórios exigidos:
Quais as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental?
As atividades sujeitas ao licenciamento Ambiental são encontradas na Resolução do Co - nama 237/1997 (anexo), a qual não tem rol taxativo. 1.1 Análise préviA Ao processo de licenciAmento.
Qual a nomenclatura do licenciamento ambiental?
As etapas do licenciamento ambiental podem variar de nomenclatura para uma mesma modalidade de licença de acordo com o órgão ambiental licenciador, como exemplo tem-se Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Prévia (LP), e Licença de Localização (LL).