Quais são os processos que ocorrem durante a infecção viral?

Índice

Quais são os processos que ocorrem durante a infecção viral?

Quais são os processos que ocorrem durante a infecção viral?

O vírus adere a uma célula (chamada de célula hospedeira), entra nela e libera seu DNA ou RNA dentro dela. O DNA ou RNA do vírus é o material genético que contém todas as informações necessárias para fazer cópias (réplicas) do vírus.

O que é bom para infecção viral?

Para o tratamento das infecções virais geralmente são utilizados os medicamentos chamados “sintomáticos”, ou seja, não há tratamento específico para combater o vírus causador dessas doenças, sendo utilizados medicamentos que apenas aliviam os sintomas, como analgésicos e antitérmicos que reduzem o desconforto físico.

Quais as três formas de infecções virais?

Infecções persistentes - Infecção crónica – o vírus é continuamente replicado e excretado. - Infecção de evolução lenta – caracteriza-se por longos períodos de incubação. O desenvolvimento da doença tem um curso longo, progressivo e frequentemente fatal.

Qual a origem de uma infecção viral?

Uma infecção viral não implica obrigatoriamente o aparecimento de doença, se os mecanismos de defesa do corpo funcionarem eficazmente. O hospedeiro destrói o vírus ou permanece infectado sem apresentar sintomas. Neste último caso, o hospedeiro é caracterizado como portador de um vírus.

Por que o vírus adere a uma célula?

O vírus adere a uma célula, geralmente de um tipo específico e, uma vez dentro dela, liberta o seu ADN ou ARN (que contém a informação necessária para criar novas partículas de vírus) e assume o controlo. No entanto, o que sucede a seguir depende do tipo de vírus e do hospedeiro.

Qual a primeira etapa da infecção de uma célula?

A primeira etapa na infecção de uma célula é a fixação à superfície da célula. A fixação se dá via interações iônicas que são independentes de temperatura. As proteínas de fixação virais reconhecem receptores específicos, que podem ser proteínas, carboidrados ou lipídios, na parte externa da célula.

Qual a virulência de uma infecção viral?

Uma infecção viral que produza reacções adversas num hospedeiro susceptível é denominada de doença viral ou virose. Para que uma infecção ocorra é necessário que haja uma fonte de vírus com virulência e em número suficiente para iniciar o contágio do hospedeiro com maior ou menor resistência. Virulência

Postagens relacionadas: