Como se dá a disseminação da doença Kuru?

Índice

Como se dá a disseminação da doença Kuru?

Como se dá a disseminação da doença Kuru?

Kuru é uma doença cerebral priônica endêmica na Papua, Nova Guiné, e considera-se que sua disseminação ocorra por canibalismo ritual.

O que é o Kuru?

Kuru é uma doença causada por príons que agora ocorre raramente, quase nunca. Ela causa deterioração rápida da função mental e perda de coordenação. Esta doença já foi comum entre os nativos de Fore nas terras altas de Papua Nova Guiné e era transmitida pelo canibalismo, que fazia parte do ritual funerário nativo.

Qual a provável forma de transmissão do Kuru?

De ocorrência restrita a algumas tribos canibais da Nova Guiné, esta tinha como modo de transmissão o contato através de feridas abertas e a ingestão de carne humana contaminada.

O que acontece se um animal comer carne humana?

No caso da carne humana, pode ocasionar um tipo de contaminação chamada de kuru, cujos sintomas mais comuns são: tremores, crises histéricas de riso, fala embaralhada, dificuldade para engolir e paralisia muscular.

O que é febre de Kuru?

A febre Kuru consiste em uma rara doença neurodegenerativa, infecciosa, causada por um príon. A palavra Kuru é de origem indígena e significa “tremendo de febre e frio”, sendo este um dos sintomas apresentados pelos portadores desta doença.

Como acontecem as doenças priônicas?

A transformação da proteína normal em príon ocorre por motivo desconhecido. Geralmente ocorre em indivíduos acima de 60 anos. A minoria dos casos pode ser genética – forma genética. Nestes casos existe uma mutação no gene que é responsável pela produção da proteína príon celular.

Qual é a origem da palavra Kuru?

A palavra Kuru é de origem indígena e significa “tremendo de febre e frio”, sendo este um dos sintomas apresentados pelos portadores desta doença. Esta moléstia foi descrita pela primeira vez na década de 1950, na Nova Guiné.

Qual a duração da doença?

Dependendo da localização da mutação no PRNP, distúrbios cerebelares ou extrapiramidais, paralisia dos olhos ou surdez e cegueira podem dominar o estágio expandido da doença. A duração da doença é de 4-5 anos. Sinônimo: insônia familiar fatal. Foi descrito pela primeira vez em 1986.

Quais são os sintomas da doença?

Os principais sintomas da doença: insônia não vascular, perda de ritmos circadianos, distúrbios motores e demência. Os primeiros sintomas incluem distúrbios vegetativos: alterações na sudação e salivação, constipação, hipertensão, taquicardia, taquipnéia, às vezes febre.

Postagens relacionadas: