O que detecta o exame de liquor?
Índice
- O que detecta o exame de liquor?
- Como é feito o diagnóstico laboratorial da sífilis?
- Como é realizado o diagnóstico nos casos de sífilis secundária?
- Para que serve o exame de líquor da coluna?
- Qual é a função do líquor?
- Como é realizado a interpretação dos testes imunológicos no diagnóstico da sífilis?
- Como é feito o teste FTA-Abs?
- Qual anticorpo é detectado no VDRL?
- Como detectar sífilis?
O que detecta o exame de liquor?
Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso.
Como é feito o diagnóstico laboratorial da sífilis?
Na sífilis primária, o diagnóstico laboratorial pode ser feito pela pesquisa direta do Treponema pallidum por microscopia de campo escuro, pela coloração de Fontana-Tribondeau, que utiliza sais de prata, e pela imunofluorescência direta.
Como é realizado o diagnóstico nos casos de sífilis secundária?
Na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária, o diagnóstico poderá ser direto, isto é, feito pela demonstração do treponema. A utilização da sorologia poderá ser feita a partir da segunda ou terceira semana após o aparecimento do cancro, quando os anticorpos começam a ser detectados.
Para que serve o exame de líquor da coluna?
Para que serve esse exame? Sua principal utilidade diagnóstica é fazer a coleta de líquor para o reconhecimento dos vários tipos de infecções meníngeas e de muitas outras afecções neurológicas. Ao mesmo tempo, ela possibilita medir a pressão do líquor, importante em muitas patologias neurológicas.
Qual é a função do líquor?
Sua principal função é a proteção física do tecido nervoso, porém também é responsável pelo transporte de metabolitos, neurotransmissores e nutrientes, ajudando na defesa (imunidade) do sistema nervoso central. A obtenção do líquor é realizada rotineiramente através do procedimento de punção lombar.
Como é realizado a interpretação dos testes imunológicos no diagnóstico da sífilis?
Testes Imunológicos para a Sífilis. Este tipo de teste detecta anticorpos que o nosso organismo produz ao entrar em contato com T. pallidum. Embora o tempo para o seu surgimento varie de pessoa a pessoa, geralmente eles já podem ser detectados no sangue 10 dias após o aparecimento da úlcera sifilítica.
Como é feito o teste FTA-Abs?
A reação de FTA-abs é uma técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Essa técnica utiliza Treponema pallidum (da cepa Nichols) fixado em áreas demarcadas de lâminas de vidro em que são feitas as reações.
Qual anticorpo é detectado no VDRL?
O exame confirmatório, que procura diretamente o T. pallidum no sangue é o FTA-ABS. Esse sim é altamente específico e SEMPRE é realizado posteriormente a um exame de VDRL positivo. Se o FTA-ABS der positivo, certamente a pessoa é portadora de sífilis.
Como detectar sífilis?
Para confirmar que se trata de sífilis o médico deve observar a região íntima da pessoa e investigar se ela teve contato íntimo sem camisinha. Mesmo se não houver nenhuma ferida da região genital, nem outras partes do copo o médico pode solicitar um exame chamado VDRL que identifica o Treponema pallidum no organismo.