Como funciona a execução de uma hipoteca?

Índice

Como funciona a execução de uma hipoteca?

Como funciona a execução de uma hipoteca?

Nesta execução, o contrato já possui garantia, que é o imóvel adquirido com os recursos do financiamento, o qual é dado em hipoteca ou hipotecado ao credor. Por isso, também se diz execução de hipoteca.

Como fazer uma hipoteca?

Para hipotecar um imóvel, você precisa oferecer o seu imóvel como garantia para uma instituição financeira em um financiamento ou então em um empréstimo. É preciso registrar a hipoteca no Cartório de Registro de Imóveis no qual a propriedade em questão está matriculada.

Quais objetos podem ser dados a hipoteca?

Disciplina o artigo 1.473, do Código Civil, que "podem ser objeto de hipoteca: I - os imóveis e os acessórios dos imóveis conjuntamente com eles; II - o domínio direto; III - o domínio útil; IV - as estradas de ferro; V - os recursos naturais a que se refere o art.

Onde se registra o penhor?

– O registro do penhor é feito no Registro de Imóveis, no Livro 3-RA, quando se tratar de penhor rural, agrícola ou pecuário (CC, artigo 1.438), de penhor industrial (CC, artigo 1.448) e do penhor comercial (CC, artigo 1.448).

Como se extingue a hipoteca?

Não havendo notificação, a hipoteca não se extingue e a alienação judicial não é nula e nem anulável. Acresça-se que o credor hipotecário pode comparecer ao concurso particular de preferência sem execução ajustada contra o devedor, enquanto que os demais credores devem estar aptos processualmente para receber o dinheiro.

Como pode ser constituída a hipoteca?

Podem o credor e o devedor, no ato constitutivo da hipoteca, autorizar a emissão da correspondente cédula hipotecária, na forma e para os fins previstos em lei especial. A hipoteca pode ser constituída para garantia de dívida futura ou condicionada, desde que determinado o valor máximo do crédito a ser garantido.

Quando ocorre a liberação da hipoteca?

A liberação da hipoteca ocorre quando a dívida é quitada, caso contrário o imóvel é colocado à venda e o valor obtido é entregue ao credor como pagamento “, explica advogado Fabrício Posocco, especialista em Direito Civil e Imobiliário.

Como o adquirente pode exonerar-se da hipoteca?

O adquirente do imóvel hipotecado, desde que não se tenha obrigado pessoalmente a pagar as dívidas aos credores hipotecários, poderá exonerar-se da hipoteca, abandonando-lhes o imóvel. O adquirente notificará o vendedor e os credores hipotecários, deferindo-lhes, conjuntamente, a posse do imóvel, ou o depositará em juízo.

Postagens relacionadas: