O que é doença multicausal?

Índice

O que é doença multicausal?

O que é doença multicausal?

“Para a Multicausal, existem vários fatores que causam as doenças, mas as causas sociais e biológicas estão no mesmo nível. Para Breilh, o social determina a ocorrência do biológico, pois temos que ver o modo de vida das pessoas para explicar certas doenças.

Como o modelo multicausal considerava a doença?

Assim, tendo o biológico como pano de fundo, a teoria multicausal diz que a doença é resultante de várias causas, que se ordenam dentro de três categorias: o agente, o hospedeiro (a pessoa doente), e o meio ambiente (físico, social e econômico).

Como ocorre o processo saúde-doença?

O processo saúde-doença é um conceito central da proposta de epi- demiologia social, que procura caracterizar a saúde e a doença como componentes integrados de modo dinâmico nas condições concretas de vida das pessoas e dos diversos grupos sociais; cada situação de saúde específica, individual ou coletiva, é o ...

O que é Unicausalidade?

[Antigo] Na medicina, referia-se à uma única causa para o aparecimento de uma doença ou epidemia. A teoria da unicausalidade foi refutada pelo avanço da ciência que afirma a existência de vários fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver uma doença.

Qual o conceito de multicausalidade?

O conceito de saúde e do processo saúde-doença O conceito de multicausalidade não exclui a presença de agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças. Ele vai além e leva em consideração o psicológico do paciente, seus conflitos familiares, seus recursos financeiros, nível de instrução, entre outros.

Por que a doença foi contemplada?

Nesse quadro geral, a doença foi diversamente contemplada, ora como fruto de invasão do organismo por matéria estranha, ora como "perda da alma", ora em termos de corpo "tomado" por fantasmas, ora como decorrência do rompimento de tabus, ora, enfim, como fruto de ritos mágicos.

Qual o conceito de doença?

O conceito de doença é o traço de união entre pensamento e ação, à beira do leito de enfermo.

Qual a teoria mística sobre a doença?

Assim, houve a teoria mística sobre a doença, superada posteriormente pela teoria de que a doença era um fato decorrente das alterações ambientais no meio físico e concreto em que o homem vivia, envolvendo as teorias dos miasmas e do contágio.

Postagens relacionadas: