O que é libras e como se estrutura a gramática da Língua Brasileira de Sinais?

Índice

O que é libras e como se estrutura a gramática da Língua Brasileira de Sinais?

O que é libras e como se estrutura a gramática da Língua Brasileira de Sinais?

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Como é constituída a gramática de libras?

A LIBRAS é dotada de uma gramática constituída a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico (o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam especificidade mas seguem também princípios básicos gerais.

Qual a estrutura gramatical da língua de sinais?

A estrutura sintática da Libras não segue as mesmas regras da língua portuguesa e, além da . exão verbal diferenciada, não é comum o uso de artigos, preposições e conjunções. Mas não se pode afirmar que ela seja uma língua agramatical. Na realidade, ela possui uma gramática diferenciada.

Qual é a modalidade da língua de sinais?

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436.

Como é a gramática de LIBRAS?

A gramática da Libras não é uma adaptação da gramática da língua portuguesa. Têm-se níveis linguísticos que também fazem parte da língua de sinais que são: a fonologia, a morfologia, a sintaxe, a semântica, a pragmática. ... A Libras é, portanto, uma língua utilizada pelos surdos como forma de comunicação visual-espacial.

O que é uma estrutura gramatical?

Morfologia se refere ao estudo da estrutura, formação e classificação das palavras da Língua Portuguesa, dividindo-se em diferentes classes. ... Desta forma, a morfologia se divide em dez classes gramaticais. Assim, temos: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo.

Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS?

Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais.

Qual o nome completo da Libras sua modalidade é a que se refere?

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais - LSB As Línguas de Sinais Brasileira (LSB) é a língua natural da comunidade surda brasileira. As línguas de sinais são denominadas línguas de modalidade gestual-visual (ou espaço-visual), pois a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos.

Qual a modalidade da língua de sinais é qual a modalidade da língua oral Quais as diferenças entre as duas?

Na língua de sinais que é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão, já na língua oral que é uma modalidade oral-auditiva, que utiliza sons articulados que são percebidos pelos ouvidos.

Qual a estrutura da Língua Brasileira de sinais?

A estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros primários e secundários que se combinam de forma seqüencial ou simultânea. Segundo Brito Parâmetros primários são (BRITO, 1995): a) Configurações das mãos, em que as mãos tomam as diversas formas na realização de sinais.

Como a língua de sinais é usada no Brasil?

Assim, o Brasil tem duas línguas oficiais, português e Libras, que é a língua materna dos surdos. Por tudo isso, a Libras não é uma linguagem. Tal como a língua portuguesa, a língua de sinais é dinâmica e apresenta regionalismos, as diferenças de acordo com as regiões do país onde a língua de sinais é usada.

Como regulamentar a Língua Brasileira de sinais?

Decreto n.º 5.626/2005 regulamenta a lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - libras, e o art. 18 da lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. 5 com conteúdos fundamentais para aprendizagem deste segundo idioma.

Quais são os níveis linguísticos da língua?

São compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico, o que a legitimam como língua.

Postagens relacionadas: