O que é xisto e como é extraído o petróleo?

Índice

O que é xisto e como é extraído o petróleo?

O que é xisto e como é extraído o petróleo?

O xisto é uma camada de rocha sedimentar originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica, disseminada em seu meio mineral. Ao aquecer essa rocha obtém-se um óleo, que em seguida é refinado. O óleo do xisto refinado é idêntico ao petróleo de poço, sendo um combustível muito valorizado.

Quais são as dificuldades encontradas para o governo brasileiro com a extração do xisto?

Os principais impactos ambientais ocasionados pela exploração de xisto são: poluição hídrica, emissão de gases poluentes na atmosfera durante o processamento, risco de combustão espontânea dos resíduos.

Que problemas a extração de xisto pode causar ao meio ambiente?

A extração de Xisto poderia gerar até quatro vezes mais petróleo do que as reservas naturais existentes na Terra, no entanto, sua retirada pode causar poluição hídrica, contaminando lençóis freáticos, rios e lagos; emissões de gases de enxofre e risco de combustão espontânea.

Como é feita a extração do petróleo?

Processo de extração: Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.

Quais são os tipos de xistos?

Existem dois tipos de xisto, o xisto betuminoso e o pirobetuminoso: Xisto Betuminoso: sua matéria orgânica é um betume, isto é, uma mistura de hidrocarbonetos de massa elevada; Xisto Pirobetuminoso: a sua matéria orgânica é o querogênio, que é uma combinação complexa de carbono, hidrogênio, enxofre e oxigênio.

O que é xisto Brainly?

Resposta: Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa).

Por que a técnica de extração do xisto é chamada de fracking?

Sua extração tornou-se eficiente e econômica em tempos recentes por conta de avanços tecnológicos. A eficácia nas perfurações horizontais e o procedimento de fraturar a rocha, conhecido como “fracking”, injeta, sob alta pressão, grandes quantidades de água, explosivos e substâncias químicas.

Quais são as técnicas utilizadas para obter óleo e gás de xisto?

Comprimido no interior da rocha sedimentar porosa, o gás de xisto é explorado através de uma tecnologia denominada fraturamento hidráulico: uma técnica que utiliza as fraturas produzidas pela alta pressão hidráulica e introdução de água, areia e uma mistura de produtos químicos, sendo alguns tóxicos, no interior do ...

Por que a extração do gás de xisto por meio de fracking pode ser um problema para os reservatórios hídricos?

Os críticos argumentam que alguns dos produtos químicos utilizados no fracking são tóxicos e podem poluir a água. Além disso, a exploração do gás natural pode afetar os reservatórios subterrâneos de água, o que levaria substâncias poluentes e radioativas à superfície.

Por que a extração do gás de folhelho pode ser um problema?

A contaminação de águas superficiais e subterrâneas está entre os principais impactos da exploração do gás de folhelho. Para sua extração, é utilizado o fraturamento hidráulico, a injeção de enormes quantidades de água sob pressão (15 milhões de litros por poço), com areia e sustâncias químicas.

Qual é o significado de xisto?

Xisto (do grego σχιστός schistós, ‘cindido’) é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por " lousa " (e, por extensão, designa-se como " terra lousinha " aos solos com base xistosa).

Quais são os grupos de xisto?

Podem ser definidos vários grupos de xisto, conforme o grau de xistosidade (foliação) e os minerais que predominam na sua constituição: nos micaxistos predominam o quartzo e as micas (biotite/moscovite), nos anfiboloxistos a anfíbola e o quartzo, nos cloritoxistos a clorite, e nos talcoxistos o talco. [1] Xistos Azuis

Quais são as maiores reservas de xisto do mundo?

Estados Unidos, Brasil, China e Argentina são os países com as maiores reservas mundiais de Xisto e estes com exceção do Brasil lideram a sua extração. A empresa brasileira Petrobrás desenvolveu o Processo Petrosix ® para produção de óleo de xisto em larga escala.

Postagens relacionadas: