Como é feita a toracocentese?

Índice

Como é feita a toracocentese?

Como é feita a toracocentese?

A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.

Onde é feita toracocentese?

O que é toracocentese, para que serve e como é feita. A toracocentese é um procedimento realizado por um médico para retirada de líquido do espaço pleural, que é a parte entre a membrana que cobre o pulmão e as costelas.

Quais os materiais para toracocentese?

O material necessário consiste em: solução anti-séptica ( clorexidina ou PVP-I), gazes, luvas estéreis, campos estéreis, avental estéril, seringa de 20 ml, agulha 12x7, agulha 40x12, torneira de três vias, equipo de soro de macrogotas, Intracath ou Jelco nº14, lâmina de bisturi nº11 ou 15, lidocaína sem vasoconstritor, ...

Quando é necessário fazer uma toracocentese?

Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base.

Qual a diferença entre toracocentese e drenagem torácica?

A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar: Uma drenagem pleural, ou seja, a remoção de acumulações anormais de líquido ali presentes; Biópsias da pleura, isto é, a obtenção de amostras de tecido.

Quais são os materiais utilizados na drenagem de tórax?

Equipamentos e materiais necessários

  • Dreno torácico flexível e estéril.
  • Água estéril.
  • Luvas estéreis.
  • Campos cirúrgicos.
  • Avental, máscara e gorro.
  • Lidocaína 1% sem vasoconstritor.
  • Seringa de 20 e de 10 ml.
  • Agulha 40×12 e 30×7.

O que pedir na análise do líquido pleural?

Se o paciente tiver derrame pleural exsudativo, as seguintes provas devem ser solicitadas: glicose, amilase, contagem celular diferencial, estudos microbiológicos e citologia.

O que é o empiema pleural?

O empiema pleural é o líquido pleural de aspecto purulento e/ou com identificação de bactérias, seja pelo Gram ou cultura.

Qual a finalidade da toracocentese?

Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base. É importante que previamente à punção, seja checado e preparado de forma organizada o material a ser utilizado.

Qual a contraindicação da toracocentese?

A toracocentese é um procedimento que pode ser realizado para a maioria das pessoas, mas em alguns casos pode ser contra-indicada, como ter problemas de coagulação no sangue ou estar com alguma hemorragia.

Como é indicado o uso do ultrassom na toracocentese?

Atualmente, é indicado a utilização de ultrassom no momento da realização da toracocentese, pois assim o médico sabe exatamente onde o líquido está se acumulando, mas em locais onde o uso do ultrassom não está disponível, o médico se orienta pelos exames de imagem feitos antes do procedimento, como um raio-X ou tomografia.

Como fazer um curativo após a tosse?

Interrompa o procedimento após retirada de cerca de 10 ml de líquido ou após o paciente apresentar tosse. Faça um curativo com gaze e esparadrapo no local da punção.

Postagens relacionadas: