Como é feita a coleta de gasometria?

Índice

Como é feita a coleta de gasometria?

Como é feita a coleta de gasometria?

Como realizar o exame A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.

Como deve ser o uso de técnica asséptica durante a coleta de sangue?

  1. Higienizar as mãos.
  2. Separar o material necessário.
  3. Orientar o paciente sobre o procedimento a ser realizado.
  4. Higienizar as mãos e calçar as luvas.
  5. Avaliar as condições da rede venosa do paciente, identificando o melhor local a ser puncionado.
  6. Garrotear o membro aproximadamente 5 cm acima do local a ser puncionado.

Quais os cuidados durante a coleta?

Na coleta arterial essa compressão deve ser por um minuto no mínimo e manter um curativo compressivo no local. Organizar o material, retirar as luvas e lavar as mãos, registrar o procedimento e o volume de sangue coletado no prontuário do paciente. As complicações decorrentes da punção são os hematomas.

Qual tubo para gasometria?

Para análises bioquímicas, gasometria ou outros exames, a amostra de plasma deve ser colhida em um tubo com heparina.

Quem deve coletar gasometria?

Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

Como é feita a coleta da gasometria arterial?

Coleta de Amostra para Gasometria Arterial. A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral. É uma técnica extremamente asséptica, a fim de prevenir infecções, e deve ser realizada por profissional treinado.

Qual o material utilizado para a coleta de gasometria?

Materiais utilizados: para a coleta de gasometria recomenda-se a utilização de seringas de plástico já preparadas com heparina liofilizada. Este tipo de seringa após a coleta da amostra deve ser mantido em temperatura ambiente por no máximo 30 minutos para análise.

Como a coleta da amostra é realizada em uma artéria?

Como a coleta da amostra é realizada em uma artéria, é importante a enfermagem ter ciência do cuidado após a realização da punção. A indicação é de que o local puncionado seja comprimido com força por aproximadamente cinco minutos e em alguns pacientes a compressão poderá ser mais prolongada, evitando a formação de hematoma (VEIGA, 2002).

Será que os valores da gasometria arterial são suficientes para diagnosticar uma doença?

Os valores da gasometria arterial por si só não fornecem informações suficientes para diagnosticar uma doença. Eles não podem dizer se os níveis baixos são causados por problemas pulmonares ou cardíacos, mas por outro lado é ela que determina se um paciente tem ou não necessidade de suplementação de oxigênio.

Postagens relacionadas: