Como deve ser feita a contabilidade de uma igreja?

Índice

Como deve ser feita a contabilidade de uma igreja?

Como deve ser feita a contabilidade de uma igreja?

No caso da contabilidade de igrejas, não é necessário se preocupar com a obrigação principal, mas sim com as obrigações acessórias. Essa é uma obrigação por força da lei, que deve ser cumprida, como por exemplo: Escrituração de operações, registros em livros fiscais e apuração do saldo devedor ou credor.

Quais são as obrigações da Igreja?

Obrigações tributárias: organização religiosa

  • A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – DCTF;
  • A Escrituração Contábil Fiscal – ECF, a Relação Anual de Informações Sociais – Rais;
  • A Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social – Gfip, entre outras.

Para que a Igreja faz contabilidade?

As fiscalizações é um dos motivos para as igrejas fazerem contabilidade, pois elas podem ser feitas pelos diversos auditores dos órgãos que compõe o sistema de fiscalização do Governo (FISCO), como por exemplo, auditores da Receita Federal ou auditores do Ministério do Trabalho.

Como fazer a declaração de imposto de renda de uma igreja?

Mensalmente as igrejas são obrigadas a entregar a DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais quando existe retenções do imposto de renda. Devem apresentar a DCTF até o 15º (décimo quinto) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores.

Como fazer a contabilidade de uma igreja evangélica?

Ela deve ter a escrituração dos livros contábeis Diário e Razão anual, além dos balancetes mensais. As Declarações que ela deve entregar são: DIPJ, RAIS, DCTF e Dacon mensasl estas duas últimas se ela tiver impostos a recolher sobre salários e autonomos, se não a Declaração sem movimento anual no caso da DCTF.

Quais são as obrigações fiscais da Igreja?

INSS: As Igrejas, Associações, Ong e Centros Religiosos são obrigados (as) a descontar do funcionário, ou prestador de serviço o INSS, bem como o IRRF e recolher em nome do beneficiário.

Quais os impostos que as Igrejas pagam?

Entidades religiosas, como templos e igrejas, são isentas de uma série de impostos no Brasil. Esse benefício, chamado de imunidade tributária, é um instrumento importante para garantia da liberdade religiosa e está previsto na Constituição de 1988.

Como contabilizar dízimos e ofertas?

Coleta de dízimos e ofertas Ao final das pregações o valor colhido deve ser contado e registrado em documento próprio da comissão onde todos devem assinar, esse documento vai para a contabilidade é vai ser o documento hábil para registro contábil das receitas.

Postagens relacionadas: