Quantas amostras de escarro devem ser colhidas para pesquisa de BK?
Índice
- Quantas amostras de escarro devem ser colhidas para pesquisa de BK?
- O que significa um resultado positivo em um resultado de baciloscopia?
- Que cuidado especial Deve-se ter com amostras possivelmente positivas para Mycobacterium tuberculosis?
- Por que as amostras de materiais possivelmente contaminados por microbactérias não devem ser colhidas com swab?
- O que exame BK?
- O que é o exame de BK?
- Qual é o meio de cultura Padrão-ouro utilizado no cultivo das micobactérias como é possível identificar um resultado positivo para Baar?
- O que significa pesquisa de BAAR positivo?
- Devem ser coletadas duas amostras de escarro de cada paciente para aumentar as chances de se obter um resultado positivo?
- O que é a coleta de swab?
- Qual o manual para coleta de amostras biológicas?
- Qual é o tempo de armazenamento das amostras biológicas?
- Qual o prazo de armazenamento das amostras?
- Como armazenar as amostras no Laboratório Sabin?
Quantas amostras de escarro devem ser colhidas para pesquisa de BK?
Na realização do diagnóstico, faz-se necessário a coleta de duas amostras de escarro. A primeira deverá ser colhida no momento da consulta ou suspeita de um caso de tuberculose e a segunda no dia seguinte, ao despertar.
O que significa um resultado positivo em um resultado de baciloscopia?
O diagnóstico realizado por meio da baciloscopia apresenta baixa sensibilidade, uma vez que necessita da presença de no mínimo 5 mil a 10 mil bacilos/mL de amostra para que o resultado seja positivo, sendo capaz de detectar o bacilo em 50% a 60% dos casos.
Que cuidado especial Deve-se ter com amostras possivelmente positivas para Mycobacterium tuberculosis?
CUIDADOS COM A AMOSTRA Preferencialmente, envie ao LACEN imediatamente após a coleta. Caso não seja possível, deixe as amostras em geladeira de 4°. C a 8°C (exceto sangue que nunca deve ser refrigerado), obedecer ao tempo limite para cada amostra.
Por que as amostras de materiais possivelmente contaminados por microbactérias não devem ser colhidas com swab?
A utilização do Swab com meio de transporte Uma amostra inadequada (coletada incorretamente do paciente, cheia de contaminantes, contendo organismos inviáveis ou possuindo um número de patógenos reduzidos) pode levar a resultados errôneos ou inconclusivos e, consequentemente, levar a um tratamento inapropriado.
O que exame BK?
Sinonímia: Pesquisa de Bacilo de Koch pesquisa do bacilo da tuberculose, pesquisa de BK. Material: Escarro. Volume mínimo 5 mL (sem saliva).
O que é o exame de BK?
- Exame realizado em diversos materiais clínicos como : fragmentos de tecido e secreções em geral, secreção traqueal, sangue menstrual e fezes (exceto secreção vaginal), que devem ser acondicionados em salina fisiológica estéril ou frasco estéril ou pode ser colhido no Fleury.
Qual é o meio de cultura Padrão-ouro utilizado no cultivo das micobactérias como é possível identificar um resultado positivo para Baar?
CULTURA PARA MICOBACTÉRIA Em casos de baciloscopia negativa, a cultura do escarro pode aumentar em até 30% a positividade e é considerada padrao ouro para o diagnóstico da TB.
O que significa pesquisa de BAAR positivo?
Como BAAR positivo pode significar M. tuberculosis ou outra micobactéria, a análise deve ser complementada com a cultura para identificação da espécie e realização de teste de sensibilidade às drogas.
Devem ser coletadas duas amostras de escarro de cada paciente para aumentar as chances de se obter um resultado positivo?
Quantas amostras de escarro devem ser coletadas para diagnóstico? Devem ser coletadas duas amostras de escarro de cada paciente, para aumentar as chances de se obter um resultado positivo.
O que é a coleta de swab?
A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca). Ela também pode ser feita com a lavagem broncoalveolar, que é realizada lá dentro do pulmão em casos específicos.
Qual o manual para coleta de amostras biológicas?
4/74 Manual Seção: 03 Manual de orientação para coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas Requisito: 7.5 l) unidade de saúde Estabelecimento de saúde destinada a realizar assistência à saúde, a uma população determinada (h ospitais, clínicas, postos de saúde, VE, laboratórios etc.);
Qual é o tempo de armazenamento das amostras biológicas?
Há muitas variáveis a serem consideradas quando o assunto é o tempo que as amostras biológicas devem permanecer armazenadas pelos laboratórios de análises clínicas.
Qual o prazo de armazenamento das amostras?
“Esse prazo depende do tipo de material biológico, meio conservante e tipo de análise, mas em média elas ficam armazenadas de dois a cinco dias”, explica Rafael Jácomo, diretor técnico do Laboratório Sabin. As amostras são guardadas em ambiente refrigerado, com temperatura média de 4ºC.
Como armazenar as amostras no Laboratório Sabin?
No Laboratório Sabin, que realiza uma média de 3 milhões de exames por mês, as amostras são armazenadas seguindo as orientações dos fornecedores dos kits, com o cuidado de manter garantidas sua integridade e estabilidade.