Como extrair a confissão em um depoimento pessoal?
Índice
- Como extrair a confissão em um depoimento pessoal?
- É possível a parte requerer o seu próprio depoimento pessoal?
- Como é feito o interrogatório?
- É possível ao juiz requerer o depoimento pessoal da parte de ofício?
- Qual a finalidade do depoimento pessoal?
- Qual a confissão do depoimento pessoal?
- Quais são os princípios aplicáveis ao depoimento pessoal?
- Qual o empecilho na primeira parte do depoimento?

Como extrair a confissão em um depoimento pessoal?
Devemos ficar atentos que para o ato acontecer o advogado tem que manifestar-se no início da audiência, por mais que tal pedido conste em sua petição já juntada no processo. Caso o juiz acate o pedido, primeiramente é colhido o depoimento pessoal do autor, depois o réu.
É possível a parte requerer o seu próprio depoimento pessoal?
O depoimento pessoal pode ser requerido pelas partes ou determinado de ofício pelo juiz (art. 385, CPC/2015). Evidente que não cabe à parte requerer o próprio depoimento pessoal, visto que o que tinha a dizer deveria ter sido dito na inicial ou na contestação.
Como é feito o interrogatório?
Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.
É possível ao juiz requerer o depoimento pessoal da parte de ofício?
385. Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício.
Qual a finalidade do depoimento pessoal?
Historicamente, o depoimento pessoal apenas visava obter a confissão do depoente, pois este atua como sujeito interessado na decisão da causa, portanto, sujeito parcial e descomprometido com a verdade, fatos suficientes para macular a credibilidade da prova oral. Nos dias atuais, contudo, tal situação sofreu alteração.
Qual a confissão do depoimento pessoal?
O depoimento pessoal visa, antes de mais nada, a obtenção da confissão do depoente a respeito dos fatos alegados pela parte contrária. A confissão é, portanto, a prova dos fatos alegados pelo requerente da prova. Já o interrogatório informal visa o esclarecimento do juiz acerca dos fatos alegados pelas partes.
Quais são os princípios aplicáveis ao depoimento pessoal?
No tocante aos princípios aplicáveis, inicialmente vale pontuar que o depoimento pessoal se insere dentro do tema provas no processo civil e, inevitavelmente, sofre os reflexos de seus princípios norteadores, que regem e orientam todos os meios de provas admitidos em direito.
Qual o empecilho na primeira parte do depoimento?
Caso tenha mencionado algum empecilho na primeira parte do depoimento, explique aos leitores como a situação foi resolvida e como se encontra atualmente.