O que é controle de estoque e para que serve?
O que é controle de estoque e para que serve?
Controle de estoque consiste em realizar a gestão de mercadorias de uma empresa. Em outras palavras, registrar o fluxo de entrada e saída de artigos para viabilizar condições que otimizem o seu uso eficiente e minimizem a necessidade de investimento de capital. Daí a importância do controle de estoque ser tão grande.
Como controlar o estoque?
O ponto é que controlar o estoque é essencial para que o negócio possa se sustentar a longo prazo, ao passo em que garante a eficiência nos processos e promove a redução de custos. Dessa forma, ao realizar a gestão dos estoques, é possível atender as demandas do mercado de forma a evitar a falta ou excessos de mercadorias compradas.
Como é executado o controle de estoques?
Normalmente o controle de estoques é executado por empresas que vendem produtos, seja de fabricação própria ou revenda, contribuindo na lucratividade do negócio. Entretanto, essa é uma tarefa tratada com um certo descaso em muitas empresas e a razão disso é atribuída à falta de conhecimento sobre como realizá-la efetivamente.
Qual a metodologia para o controle de estoque?
Com a implantação de uma metodologia eficiente para o controle de estoque é possível extrair uma quantidade maior de dados sobre cada etapa do processo. Por exemplo, é possível medir o esforço de cada analista envolvido ou saber detalhes sobre o caminho que o produto percorre dentro da empresa e até chegar ao consumidor final.
Por que o controle de estoque não é automatizado?
Muitas vezes, no meio do turbilhão de demandas do dia a dia, se o sistema de controle de estoque não for automatizado, a tarefa pode ficar perdida no meio de outras demandas, ou demandar muito tempo, e não ser realizada. Mais uma vez: a conta deste deslize vai chegar, e você não vai querer pagar.