Como construir uma ponte sobre o rio?
Índice
- Como construir uma ponte sobre o rio?
- Como construir uma ponte sobre o mar?
- Como fazer uma coluna de concreto dentro d'água?
- Como é feito um pilar?
- Por que a ponte não balança mais?
- Como fincar estacas na água?
- O que é um pilar de concreto?
- O que são pilares de sustentação?
- Como é feita a execução de um pilar para pontes?
- Como é feita uma ponte?
- Qual a profundidade de uma ponte?
- Quais são os caixões da ponte?
Como construir uma ponte sobre o rio?
Como é feita a fundação submersa - Passo-a-passo:
- Terraplanagem e escavação preliminar.
- Instalação das fôrmas e montagem das armaduras.
- Concretagem da primeira sessão.
- Escavação sob ar comprimido.
- Alargamento da base.
Como construir uma ponte sobre o mar?
- Uma estrutura de metal é enterrada no leito do mar ou do rio. O interior é mantido seco graças a um sistema de pressurização.
- Depois que os operários alcançam a camada rochosa, o interior do tubo é preenchido com o concreto que irá formar o pilar.
- A estrutura de metal pode ser aproveitada no pilar.
Como fazer uma coluna de concreto dentro d'água?
O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.
Como é feito um pilar?
A arte da fundação submersa
- Uma estrutura de metal é enterrada no leito do mar ou do rio. ...
- Depois que os operários alcançam a camada rochosa, o interior do tubo é preenchido com o concreto que irá formar o pilar.
- A estrutura de metal pode ser aproveitada no pilar.
Por que a ponte não balança mais?
Sim, é verdade. A causa da oscilação é a combinação dos ventos na Baía de Guanabara com a própria estrutura metálica da ponte. ... O movimento chega a 300 mm de amplitude, mas acontece só na vertical, porque a própria estrutura da ponte impede a movimentação na horizontal. Essa vibração acontece até a faixa dos 60 km/h.
Como fincar estacas na água?
Empurre cada estaca com uma marreta até que fique com 60cm de profundidade e com 90cm acima d'água. Usando seu equipamento de mergulho com um assistente para monitorar, mergulhe até o fundo para juntar a areia ao redor da estaca para ter mais estabilidade.
O que é um pilar de concreto?
Os pilares são elementos estruturais posicionados na vertical*, a função da peça é transferir toda a carga oriunda das lajes e das vigas para a fundação, colaborar para a estabilidade da edificação e combater os esforços presentes na estrutura.
O que são pilares de sustentação?
Construção pleonástica, já que os pilares são usados para sustentar alguma estrutura geralmente em uma construção. Basta dizer, por exemplo: O médico é um dos pilares da assistência ao paciente. ...
Como é feita a execução de um pilar para pontes?
A animação abaixo mostra como é feita a execução de um tubulão para a construção de um pilar para pontes: Se a reprodução não começar em instantes, reinicie seu dispositivo. Os vídeos que você assistir poderão ser adicionados ao histórico de visualização da TV e influenciarão as recomendações dela.
Como é feita uma ponte?
Como é feita uma ponte? Como a estrutura é feita? Respondendo aos primeiros questionamentos, há dois tipos básicos de alicerces para o caso: tubulões ou caixões. Os tubulões são tubos metálicos, com até 3 metros de diâmetro, cuja ponta é encravada no fundo do mar.
Qual a profundidade de uma ponte?
Geralmente, essas pontes são construídas em locais próximos ao continente, onde a profundidade da água varia em torno de 50 metros. 1. Uma estrutura de metal é enterrada no leito do mar ou do rio.
Quais são os caixões da ponte?
Aí então, o tubulão é enchido com concreto e sobre ele se constrói um bloco, também de concreto, que servirá de base para os pilares de sustentação da parte plana da ponte – o chamado tabuleiro. Já os caixões são estruturas de aço ou concreto armado, dentro das quais o terreno é escavado e os pilares, edificados como se faz com os tubulões.