Como eu faço um texto literário?
Índice
- Como eu faço um texto literário?
- Como fazer um texto não literário?
- Quais são os exemplos de textos não literários?
- Qual a diferença de um texto literário para um texto não literário?
- Quais são os exemplos de texto literário?
- Quais são os elementos fundamentais do texto literário?
- Qual o foco do texto não literário?
- Quais são os “literários”?
Como eu faço um texto literário?
Para escrever um bom texto ficcional é preciso que o escritor coloque em prática uma espécie de dialética da criação. Isso significa que o processo de escrita criativa deve se pautar por uma atitude inicial intuitiva e, depois, por uma postura criteriosa e crítica para a versão final.
Como fazer um texto não literário?
O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
Quais são os exemplos de textos não literários?
As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias e os manuais são exemplos de gêneros textuais que empregam a linguagem não literária.
Qual a diferença de um texto literário para um texto não literário?
Diferenças entre texto literário e não literário O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. ... Por outro lado, o texto literário é mais artístico, com uma função estética, que tem como objetivo recreativo, provocando diferentes emoções no leitor.
Quais são os exemplos de texto literário?
Exemplos de Texto Literário. Texto 1: Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira - 1947) Quando olhei a terra ardendo. Qual fogueira de São João. Eu perguntei, ai. Meu Deus do céu, ai.
Quais são os elementos fundamentais do texto literário?
Contudo, são esses elementos que constituem o atrativo do texto literário: a escrita diferenciada, o trabalho com a palavra, seu aspecto conotativo, seus enigmas. Sem dúvida, a literatura apresenta-se como o instrumento artístico de análise de mundo e de compreensão do homem.
Qual o foco do texto não literário?
Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário. São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, ...
Quais são os “literários”?
Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.