Como se faz a toracocentese?

Índice

Como se faz a toracocentese?

Como se faz a toracocentese?

Inserir a agulha ao longo da borda superior do arco costal durante a aspiração e avançá-la até o derrame. Quando líquido ou sangue é aspirado, inserir o cateter sobre a agulha no espaço pleural e retirar a agulha, deixando o cateter no espaço pleural.

O que é procedimento toracocentese?

A toracocentese, ou punção pleural, é um procedimento que pode ser realizado por qualquer profissional médico desde que conheça a técnica de acesso à cavidade pleural por punção com a finalidade diagnóstica ou terapêutica do derrame pleural pela remoção do acúmulo de líquido anormal ali presente.

Como é feito a retirada de líquido do pulmão?

A punção pleural ou toracocentese tem por objetivo a retirada de líquido do espaço pleural, que é o espaço entre a superfície interna da pleura e o pulmão, tanto para diagnóstico da causa do acúmulo do líquido quanto para alívio dos sintomas como a falta de ar e tosse provocada por esse líquido.

Qual a diferença entre toracocentese e drenagem Toracica?

A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar: Uma drenagem pleural, ou seja, a remoção de acumulações anormais de líquido ali presentes; Biópsias da pleura, isto é, a obtenção de amostras de tecido.

Como funciona a toracocentese?

A toracocentese, também chamada de drenagem pleural, é indicada para aliviar sintomas como dor ao respirar ou falta de ar causados por algum problema pulmonar. Entretanto, este procedimento também pode ser indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural.

Qual a contraindicação da toracocentese?

A toracocentese é um procedimento que pode ser realizado para a maioria das pessoas, mas em alguns casos pode ser contra-indicada, como ter problemas de coagulação no sangue ou estar com alguma hemorragia.

Como é indicado o uso do ultrassom na toracocentese?

Atualmente, é indicado a utilização de ultrassom no momento da realização da toracocentese, pois assim o médico sabe exatamente onde o líquido está se acumulando, mas em locais onde o uso do ultrassom não está disponível, o médico se orienta pelos exames de imagem feitos antes do procedimento, como um raio-X ou tomografia.

Como fazer um curativo após a tosse?

Interrompa o procedimento após retirada de cerca de 10 ml de líquido ou após o paciente apresentar tosse. Faça um curativo com gaze e esparadrapo no local da punção.

Postagens relacionadas: