O que deve conter em uma prestação de contas?

Índice

O que deve conter em uma prestação de contas?

O que deve conter em uma prestação de contas?

Informações que devem constar no documento

  1. Patrimônio bruto;
  2. Patrimônio líquido;
  3. Ativos;
  4. Passivos;
  5. Receitas (origem e valores arrecadados);
  6. Despesas (gastos de uma forma geral).

Como funciona uma prestação de contas?

De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.

O que é ação de prestar contas?

Adentrando no estudo da sistemática processual civil atual, a ação de prestação de contas tem por escopo principal pedir a outrem que demonstre o resultado da administração, verificação da utilização de bens, frutos e rendimentos, sendo que esta obrigação origina-se de previsão legal ou mesmo entre as partes, como num ...

Quando deve ocorrer uma prestação de Contas?

Uma Prestação de Contas deve ocorrer em assembleias anuais, onde os membros são convocados por meio de editais. No caso de condomínio, cooperativa, associação ou sindicato, a prestação de contas deve ser levada aos demais membros para ser aprovada pela maioria simples.

Como a prestação de Contas pode ser solicitada?

Uma Prestação de Contas deve ocorrer em assembleias anuais, onde os membros são convocados por meio de editais. No caso de condomínio, cooperativa, associação ou sindicato, a prestação de contas deve ser levada aos demais membros para ser aprovada pela maioria simples. Situações em que a Prestação de Contas pode ser solicitada

Como é obrigatória a prestação de Contas?

É importante frisar que a prestação de contas é obrigatória mesmo se os recursos não tiverem sido utilizados naquele período. Nesse caso, basta informar que os recursos disponíveis não foram utilizados e que serão reprogramados para uso no ano seguinte.

Como é feita a prestação de contas de 2017?

A prestação de contas deve ser feita considerando o ano em que os recursos foram, efetivamente, creditados na conta bancária das entidades. Assim, se o dinheiro correspondente ao ano de 2016 foi depositado na conta bancária em janeiro de 2017, por exemplo, esse passa a integrar a prestação de contas de 2017.

Postagens relacionadas: