Quando a ferida cria casca?

Quando a ferida cria casca?
A “casquinha” das feridas nada mais é que uma mistura de fibrina, plaquetas e sangue – e ela não deve ser arrancada, a fim de proteger o ferimento até que uma nova pele seja formada.
Porque a ferida fica branca?
Sabe quando a ferida fica com uma coloração esbranquiçada? Geralmente, essa situação está relacionada ao excesso de umidade no leito da lesão, o que acaba levando à chamada “maceração”. Nesses casos, a cicatrização é prejudicada e pode levar mais tempo do que o esperado.
Por que não retirar a casca das feridas?
As crianças muitas vezes são ensinadas a não retirarem as "casquinhas" das feridas, com a justificativa de que elas ajudam no processo de cura. Essa sabedoria popular é tecnicamente falsa. Essa casca na verdade impede que novas células sejam formadas, o que pode resultar no aparecimento das cicatrizes.
Como removê-la de uma ferida?
No entanto, removê-la também é perigoso, pois pode retirar uma nova camada de pele e obrigar que o processo inicie novamente, levando à uma cura mais longa e à formação de cicatriz. Há um jeito certo e um errado de remover as cascas de uma ferida. Fazê-lo corretamente resultará em uma pele mais saudável com mais rapidez.
Como curar a ferida?
Lave a ferida com água e sabão. É importante fazer um curativo para que você não tenha acesso à casca para cutucá-la. Cortes e arranhões são comuns, e a maioria deles forma casca durante o processo de cicatrização. Tente usar sabonete de glicerina ao invés de um sabonete antibacteriano na ferida.
Quanto tempo dura a casquinha?
As casquinhas costumam durar por, no máximo, uma ou duas semanas, até que o tecido extra seja reabsorvido pelo corpo ou seque e caia. Se você não cutucou ou coçou, ela caiu porque seu corpo não precisa mais cicatrizar a pele.