O que é o exsudato?

Índice

O que é o exsudato?

O que é o exsudato?

(ex.: exsudato resinoso). 2. [ Medicina ] Produto seroso, purulento, composto de células, proteínas e outros materiais, que passa através das paredes de um vaso para os tecidos adjacentes, resultante de processo inflamatório ou infeccioso.

Quais são os tipos de exsudato?

Tipos de exsudato

  • Exsudato seroso: com coloração clara, é originado a partir do soro do sangue e secreções de células. ...
  • Exsudato sanguinolento: tem coloração vermelho vivo e indica a ruptura de vasos.
  • Exsudato serosanguinolento: com tom vermelho claro ou rosado, é a mistura dos exsudatos seroso e sanguinolento.

É característica do exsudato?

As características do exsudato devem ser avaliadas, incluindo a quantidade, tipo e odor. A quantidade de exsudato é caracterizada em nenhuma, pequena, moderada e grande. O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

O que significa presença de exsudato no exame de Papanicolau?

Resumidamente o exsudato netrofílico é uma reação inflamatória com fluido seroso , viscoso ou purulento que aparece secundariamente a um processo inflamatório . Isso não deve ser interpretado como algo grave. Esse processo inflamatório e/ou infecção pode variar em graus leve, moderado e elevado.

Como podem ser classificadas as inflamações Exsudativas?

As inflamações agudas são classificadas de acordo com as características do exsudato: 1- Serosas: predominantemente constituídas por líquidos, pobre em células e macromoléculas, observadas nas cavidades pré-formadas, como pleura, pericárdio, peritônio ou bolha de queimadura.

O que é exsudato Supurativo?

4- Purulenta ou supurativa: Quando contém grande número de neutrófilos. A necrose liquefativa resultante da digestão pelos neutrófilos dos agentes e dos tecidos infectados, como também das próprias células inflamatórias, chama-se pus, conferindo o nome a este tipo de inflamação.

O que é edema exsudato?

Transudato é caracterizado pela baixa quantidade proteínas. Sua causa é pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas. As possíveis causas são insuficiência cardíaca, renal e hepática. Ele é o oposto do exsudato por não ser decorrente de um processo inflamatório.

Como diminuir o exsudato da ferida?

Gazes constantemente úmidas com solução salina são utilizadas para reter a umidade no leito da ferida. No que tange ao seu uso, deve-se substituir frequentemente os curativos de gaze para controlar o exsudado e não deixar as gazes secarem e, assim, evitar dor e trauma no leito da ferida durante a remoção.

Postagens relacionadas: