Como funciona o melasma?

Índice

Como funciona o melasma?

Como funciona o melasma?

Acontece da seguinte forma: a primeira célula do melasma - melanócito, célula da epiderme que produz melanina - recebe uma mensagem do agente causador, como, por exemplo, a radiação solar, que entra em contato com outras células, formando uma rede de comunicação, capaz de atingir as camadas profundas da pele.

Como surge o melasma no rosto?

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

Como o melasma é formado?

A luz do sol tem raios ultravioletas que são capazes de estimular os melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação. Acredita-se que no melasma essas células produzam pigmento em excesso em algumas áreas do rosto, causando as manchas.

Qual o melhor tratamento para melasma no rosto?

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

Em qual camada da pele fica o melasma?

Melasma epidérmico afeta a camada superior de pele e a hiperpigmentação apresenta-se com colocação marrom e bordas mais bem definidas. Melasma dérmico afeta o nível mais profundo da derme e é caracterizado por manchas mais escuras e acinzentadas.”

Qual estrutura da pele está relacionada ao melasma?

Introdução: Melasma é consequência do aumento de melanina na pele e umas manifestações caracterizadas por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas regiões malares (maçã do rosto), podendo ser manifestada também em outros segmentos do corpo, como na testa, nariz, lábio superior, têmporas, em menor ...

Postagens relacionadas: