Quem tem fibroadenoma pode ter câncer?
Índice
- Quem tem fibroadenoma pode ter câncer?
- Porque o fibroadenoma cresce?
- O que pode causar fibroadenoma?
- Como desmanchar fibroadenoma?
- Quando se deve retirar um fibroadenoma?
- Qual a chance de um fibroadenoma virar câncer?
- Como saber se o fibroadenoma é complexo?
- Quais são as complicações do fibroadenoma?
- Como fazer o diagnóstico de fibroadenoma?
- Qual a calcificação de um fibroadenoma?
- Como o fibroadenoma afeta a menstruação?
Quem tem fibroadenoma pode ter câncer?
O fibroadenoma da mama não vira câncer, mas, dependendo do tipo, pode aumentar ligeiramente as chances de desenvolver câncer na mama no futuro.
Porque o fibroadenoma cresce?
Ele pode chegar a causar desconforto e dor em algumas pacientes. Além disso, o fibroadenoma pode apresentar alterações de tamanho devido à resposta aos estímulos hormonais, podendo crescer consideravelmente, principalmente no período menstrual.
O que pode causar fibroadenoma?
Geralmente, são encontrados em mulheres mais jovens, mas podem ser encontrados em mulheres de qualquer idade. Os homens podem ter fibroadenomas, mas é raro. A causa do fibroadenoma é desconhecida, mas pode estar relacionada com hormônios reprodutivos.
Como desmanchar fibroadenoma?
O médico pode recomendar remover o fibroadenoma cirurgicamente se um dos testes - clínico, de imagem ou biópsia - apresentar algum resultado anormal. Neste caso, o procedimento costuma incluir lumpectomia ou biópsia excisional, ou seja, o cirurgião remove o tecido do seio e o envia para análise laboratorial.
Quando se deve retirar um fibroadenoma?
Entretanto, nas mulheres com mais de 35 anos, a conduta deverá ser sempre cirúrgica. Não é necessária a retirada de todos os fibroadenomas diagnosticados por biópsia. Caso o fibroadenoma permaneça assintomático, ele pode ser mantido, a não ser que a paciente apresente desejo e ansiedade em retirar a massa.
Qual a chance de um fibroadenoma virar câncer?
Sim, mas são casos raros. Na maioria das vezes, um fibroadenoma simples não aumenta o risco de desenvolver um câncer de mama. De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), apenas 0,1 a 0,3% dos casos apresentam risco de malignidade.
Como saber se o fibroadenoma é complexo?
Já o fibroadenoma complexo é um tumor com características heterogêneas, podendo apresentar calcificações, cistos, adenose esclerosante, metaplasia ou proliferação celular. Cerca de 15% dos fibroadenomas são complexos. Pacientes com tumor complexo apresentam um pequeno aumento no risco de desenvolverem câncer de mama.
Quais são as complicações do fibroadenoma?
Dentre as complicações do fibroadenoma está o possível retorno do problema depois de removido cirurgicamente. Além disso, pacientes com um fibroadenoma mais grave - quando contém cistos anormais, densos ou calcificação - podem ter uma chance um pouco maior de desenvolver câncer de mama.
Como fazer o diagnóstico de fibroadenoma?
Diagnóstico de Fibroadenoma Durante o exame físico, o médico deve avaliar ambos os seios para a presença de nódulos ou outros problemas. O médico pode solicitar um dos seguintes testes dependendo da sua idade e características do nódulo: Mamografia; Ultrassom dos seios (normalmente indicado para mulheres com menos de 30 anos)
Qual a calcificação de um fibroadenoma?
Na mamografia, o fibroadenoma aparece como uma massa redonda, oval ou lobulada, com margens definidas. Eles podem ser únicos ou múltiplos. Nas mulheres mais idosas, eles desenvolvem calcificações bastante características. Mamografia de um fibroadenoma em involução. Note as calcificações grosseiras.
Como o fibroadenoma afeta a menstruação?
Como o fibroadenoma responde às alterações hormonais da paciente, ele pode aumentar de tamanho e ficar doloroso perto da menstruação. O fibradenoma é mais comum em mulheres negras, e costuma recorrer mais nas pacientes negras do que nas brancas. O diagnóstico de certeza de fibradenoma é feito pela biópsia do nódulo e pelo exame anátomo-patológico.