Qual a influência das mudanças climáticas na incidência das tempestades?

Índice

Qual a influência das mudanças climáticas na incidência das tempestades?

Qual a influência das mudanças climáticas na incidência das tempestades?

A maior parte dos estudos sugere que os relâmpagos tendem a aumentar com o aquecimento global. Estima-se que para cada grau de aumento de temperatura aumente de 10% a 20% o número de relâmpagos no planeta, sendo a região tropical a mais afetada.

O que pode acontecer com o planeta por causa do aquecimento global?

Esse fenômeno pode trazer consequências diversificadas e complexas para o planeta, além de danos irreversíveis para a humanidade. Alguns efeitos do aquecimento globalpodem ser percebidos, como o derretimento das calotas polares, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.

Qual é a formação do tornado?

A formação do tornado. O tornado é um fenômeno que se forma a partir de uma nuvem de tempestade, o chamado Cumulonimbus ou, de forma abreviada, como é mais conhecido, o Cb. Aparece primeiramente a partir da base da nuvem expandindo-se até o chão.

Qual a duração de um tornado?

O tornado apresenta dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Entretanto, esse fenômeno é capaz de promover grandes destruições por onde passa, como, por exemplo, o que atingiu Shaturia, Blagladesh, em 1989, matando aproximadamente 1.300 pessoas e deixando outras 50 mil desabrigadas.

Como ocorre a ocorrência dos tornados?

Por apresentarem aspectos físicos favoráveis para a ocorrência dos tornados, em alguns países esse fenômeno ocorre com maior regularidade, entre eles estão: Estados Unidos, Uruguai, Argentina e o sul do Brasil. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando começam os tornados sobre a terra?

Tornados costumam se formar sobre a terra (alguns tornados formam-se sobre a água, falaremos deles logo abaixo). Eles iniciam quando uma massa de ar ascendente quente e úmida (que forma as nuvens de tempestade) encontra-se com uma massa de ar fria e seca. O ar seco e frio é então forçado para baixo. Veja as ilustrações a seguir:

Postagens relacionadas: