Como se formam os corpos de frutificação dos basidiomicetos?
Como se formam os corpos de frutificação dos basidiomicetos?
"O micélio desses organismos é constituídos por hifas septadas, geralmente dispersas subterraneamente ou no interior de madeira apodrecida. No processo reprodutivo desenvolvem-se hifas especializadas, que se organizam formando corpos de frutificação, os basidiocarpos".
Como é formado o corpo de frutificação?
Um corpo de frutificação é uma estrutura componente dos fungos pluricelulares. ... Os corpos de frutificação são formados a partir de processos sexuais e possuem hifas vindas de fungos de um sexo diferente do seu. Como exemplo de um corpo de frutificação, podemos citar o bolor dos pães, orelhas-de-pau e cogumelos.
Como é o início da formação do micélio num basidiomycota?
O início da fase sexuada se dá pela fusão entre células haploides compatíveis, tornando-se células dicarióticas (e não diplóides) Esse micélio dicariótico dá origem aos basídios, onde, na formação desses esporos, ocorre a união dos núcleos (Alexopoulos et al., 1996; Swann et al., 2007).
Como são formados o corpo frutífero dos fungos?
Embora possam se reproduzir assexuadamente, a reprodução sexuada é a mais frequente, onde duas hifas diploides fundem-se e formam hifas dicarióticas que crescem e formam o corpo frutífero (chapéu), chamado basidiocarpo.
Que são corpos de frutificação?
Os corpos de frutificação formam-se como resultados de processos sexuais e contém, em geral, hifas provenientes de fungos de sexo diferente. ... Orelhas-de-pau e cogumelos são alguns exemplos de corpos de frutificação.