O que são corpos cetônicos e como são formados?

Índice

O que são corpos cetônicos e como são formados?

O que são corpos cetônicos e como são formados?

Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.

Quando ocorre a formação dos corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos são produzidos a partir do acetil-CoA (veja cetogênese) principalmente na matriz mitocondrial das células do fígado quando os carboidratos estão tão escassos que a energia deve ser obtida através da quebra dos ácidos graxos. A acetona é formada a partir da descarboxilação espontânea do acetoacetato.

Quem são os corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos, produtos do metabolismo dos ácidos graxos, são o beta-hidroxibutirato, o acetoacetato e a acetona.

Como ocorre a produção de corpos cetônicos?

A produção e a exportação dos corpos cetônicos liberam a coenzima A, permitindo que a oxidação dos ácidos graxos continue. Casos como jejum prolongado, ou diabetes melito não-tratado, resultam em uma superprodução de corpos cetônicos, à qual se associam sérios problemas médicos.

Como liberar os corpos cetônicos?

Lá, os corpos cetônicos são produzidos, em um processo chamado cetogênese. A liberação dos corpos cetônicos na circulação resulta em um estado metabólico chamado cetose. Leia mais na seção Guia Keto.

Qual a quantidade de corpos cetônicos no sangue?

Normalmente a quantidade de corpos cetônicos no sangue é baixa, mas em situações como o jejum prolongado ou o " diabetes mellitus ", suas concentrações podem aumentar muito, levando o indivíduo a um estado de "Cetoacidose".

Quais são as diferenças entre corpos cetónicos e lactato?

As diferenças referem-se aos órgãos onde se formam e onde são maioritariamente consumidos: no caso dos corpos cetónicos a formação é hepática e o consumo extra- hepático; no caso do lactato a formação é extra-hepática e o consumo é maioritariamente hepático (ciclo de Cori).

Postagens relacionadas: