Como foi descoberto o Pré-sal?

Índice

Como foi descoberto o Pré-sal?

Como foi descoberto o Pré-sal?

Em 2006, a Petrobras anunciou a existência de um grande campo petrolífero armazenado abaixo de uma espessa camada de sal, próximo ao litoral do Rio de Janeiro. Essa descoberta foi fruto do processo de cooperação entre a Petrobras e empresas estrangeiras que visavam exploração de petróleo.

Qual a diferença entre pré e pós-sal?

O petróleo do pré-sal não é dos melhores, mas ainda assim é bem superior ao do pós-sal. Hoje, 70% dele é do tipo “pesado”. ... Já o pré-sal tem petróleo de densidade média – mais fácil de refinar, e mais valioso. Essa diferença de qualidade acontece por causa das temperaturas nas profundezas do pré-sal.

Quem criou o Pré-sal?

Guilherme Estrella é geólogo e foi diretor de Exploração e Produção da Petrobrás entre os anos de 20. Ele é considerado o “Pai do Pré-Sal” -- rótulo que rejeita de pronto.

Qual a definição da camada pré-sal?

A camada pré-sal é uma definição geológica que delimita um perfil geológico anterior à deposição de sal mais recente no fundo marinho. Já o termo pré-sal, que também é uma definição geológica, designa o que está abaixo do sal não necessariamente sendo uma camada de rocha .

Quando as camadas de sal voltaram a ser soterradas pelo Oceano?

Estas camadas de sal voltaram a ser soterradas pelo oceano e por novas camadas de sedimentos quando o gelo das calotas polares voltou a derreter nos períodos inter-glaciais.

Por que o petróleo é escasseado na camada pré-sal?

Em alguns casos, o sal escorrega e abre passagem para o óleo, que se acumula nas rochas do pós-sal. É o que acontece na Bacia de Campos (RJ), por exemplo", explica. Quando esse petróleo encontrado no pós-sal começou a escassear é que se iniciaram as prospecções na camada pré-sal.

Qual a profundidade do Sal na rocha?

* O sal: o sal é o maior problema enfrentado, obrigando o Brasil a desenvolver novas tecnologias. A três ou quatro mil metros de profundidade o sal se comporta como um material viscoso, instável. A Petrobrás possui bacias de até 5 mil metros de profundidade na rocha, no entanto, é sem sal.

Postagens relacionadas: