Quando é que se forma a placenta?
Índice
- Quando é que se forma a placenta?
- O que compõe o cordão umbilical?
- Como a placenta é formada Embriologia?
- Como deve ser a anatomia do cordão umbilical?
- Como é feito o corte do cordão umbilical?
- Como ocorre o desenvolvimento do cordão umbilical?
- Como funciona o sangue do cordão umbilical?
- Qual o diâmetro da estrutura da placenta?
Quando é que se forma a placenta?
Como é formada a placenta? A placenta é um órgão gerado a partir das células do espermatozoide e do óvulo fecundado. Sua formação começa quando o embrião é implantado no útero, aproximadamente uma semana depois da fecundação do óvulo.
O que compõe o cordão umbilical?
Resultados:O cordão umbilical é composto pelos vasos umbilicais: duas artérias e uma veia, e de uma substância gelatinosa designada geleia de Wharton. As células-tronco mesenquimais podem ser en- contradas no endotélio e subendotélio da veia do cordão umbilical.
Como a placenta é formada Embriologia?
A placentação humana inicia-se com a implantação do embrião no útero durante o 7o e o 12 o dia de gestação. Nesse processo, as células do trofoblasto diferenciam-se em citotrofoblasto e sinciociotrofoblasto. As células do sinciciotrofoblasto se fundem, formando uma massa celular multinucleada.
Como deve ser a anatomia do cordão umbilical?
Na sua anatomia normal, o cordão umbilical possui três vasos: uma veia e duas artérias (Figura 1). As artérias conduzem o sangue não oxigenado do feto para a placenta e a veia transporta o sangue oxigenado na placenta para a circulação fetal.
Como é feito o corte do cordão umbilical?
Logo após o nascimento do bebê, é feito o corte do cordão umbilical. Neste momento, a ausência de oxigênio leva à abertura das vias aéreas que funcionam como via para o sangue proveniente da câmara cardíaca direita para os pulmões.
Como ocorre o desenvolvimento do cordão umbilical?
O desenvolvimento do cordão umbilical ocorre a partir do saco amniótico, vesícula vitelínica e alantoide, sendo formado ao redor da quinta semana de desenvolvimento fetal, substituindo o saco vitelínico como fonte de nutrientes para o feto.
Como funciona o sangue do cordão umbilical?
As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical são hematopoéticas, isto é, capazes de diferenciar-se em células sanguíneas. Assim sendo, o sangue do cordão é utilizado para o transplante de medula óssea, sendo indicado no tratamento de leucemia, por exemplo.
Qual o diâmetro da estrutura da placenta?
Esta estrutura possui cerca de 50 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, sendo que o diâmetro diminui consideravelmente ao adentrar à placenta.