Como se forma o gerúndio em uma frase explique?
Como se forma o gerúndio em uma frase explique?
Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.
Quais são as regras para formar o gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
O que é gerúndio no texto?
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Qual é a forma do gerúndio?
Gerúndio é uma forma verbal conhecida como forma nominal do verbo, juntamente com o infinitivo e o particípio. Os gerúndios são terminados em "ndo". É chamado de forma nominal, porque o verbo pode em certas situações atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Esta forma nominal
Quais são os verbos no gerúndio?
Exemplos de verbos no gerúndio 1 Verbo cantar: cantando 2 Verbo pular: pulando 3 Verbo correr: correndo 4 Verbo viver: vivendo 5 Verbo ouvir: ouvindo 6 Verbo sentir: sentindo
Como saber a duração do gerúndio?
Dessa forma, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal. O Gerúndio se apresenta em duas formas: Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. Por exemplo: Lendo o livro, reparei que minha memória estava boa. Ela estava pagando a conta do condomínio.
Será que o gerúndio está correto?
Quando empregado assim, o uso do gerúndio está correto, contudo, existe um fenômeno chamado gerundismo, que é caracterizado pelo emprego do gerúndio para indicar ações futuras, alterando assim sua real função gramatical, que é a de indicar uma ação que está em andamento.