Como funciona o processo no Jecrim?
Como funciona o processo no Jecrim?
O Juizado Especial Criminal é caracterizado pela oralidade, informalidade, economia processual e celeridade e os procedimentos são divididos em cinco fases: termo circunstanciado, audiência preliminar, rito sumaríssimo, recurso e execução.
Como é determinada a competência no Jecrim?
A competência dos Juizados Especiais Criminais retira seu fundamento legal do artigo 63 da Lei nº 9.099/95, dispondo que será determinada pelo lugar em que foi praticada a infração penal. ... Nesse caso, fixa-se a competência pelo foro do local da consumação ou do resultado.
O que o Jecrim julga?
O JECRIM (Juizado Especial Criminal) é um órgão da Justiça Ordinária com competência para julgar crimes considerados de menor potencial ofensivo. ... 139, Código Penal) tem pena cominada de detenção de três meses a um ano e multa, logo, esse crime é de menor potencial ofensivo.
Como ingressar no JEC?
Como ingressar com a ação. Para entrar com ação no JEC é preciso comparecer pessoalmente ao fórum, munido de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência, e das informações sobre o réu (CPF ou CNPJ e endereço).
Como é obrigatório o acesso ao JEC?
Também é obrigatória a presença do profissional quando há apresentação de recurso por qualquer uma das partes (segunda instância) no processo. O acesso ao JEC é gratuito na maioria dos casos. O autor da ação só arca com as custas do processo se faltar à audiência de conciliação ou se entrar com recurso para tentar modificar a sentença.
Qual a competência do JEC para julgar a ação por conta própria?
O JEC é competente para julgar as causas cujo valor não exceda 40 salários mínimos. Nas causas até 20 salários mínimos, a representação por advogado não é obrigatória, de modo que o consumidor pode ajuizar a ação por conta própria. Já nas causas entre 20 e 40 salários mínimos, a representação por advogado é obrigatória.
Como surgem os Juizados Especiais Criminais?
Com efeito, é nessa atmosfera que surgem os Juizados Especiais Criminais, como o instrumental que deverá ser utilizado na realização desse novo processo, dessa nova forma de pensar a Justiça e a concretização dos direitos.